A Aston Martin vai acelerar a sua estratégia de eletrificação com rumo a um futuro mais sustentável, anunciando a chegada ao mercado do seu primeiro híbrido plug-in (PHEV), o Valhalla, para 2024, e o primeiro elétrico para 2026. A redução das emissões na produção e melhoria dos processos de reciclagem também serão aspetos abordados.

O anúncio da progressão nesta estratégia foi anunciado pela marca britânica no Dia da Terra, a 22 de abril, com a marca de Gaydon a considerar como fundamental a redução das emissões poluentes para obter maior sustentabilidade nas suas operações. De forma concordante, a Aston Martin denominou a sua nova estratégia de sustentabilidade ‘Racing Green’, em homenagem também ao seu legado de competição.

Entre as novidades nos automóveis, a Aston Martin terá o seu primeiro híbrido plug-in no mercado em 2024, tratando-se do desportivo Valhalla, enquanto no ano seguinte será a vez do primeiro elétrico da marca. No ano seguinte, em 2026, é esperada uma versão eletrificada em todas as gamas da Aston Martin, até à transição completa dos seus GT e SUV desportivos para a eletrificação em 2030.

Por outro lado, a marca britânica pretende também aprofundar a utilização de materiais sustentáveis nos seus automóveis, incluindo alumínio ‘verde’, produzido com energia 100% renovável, e interior com opções ‘vegan’ sem couro de origem animal para dar assim aos clientes uma maior escolha com consciência ambiental.

Dentro dos compromissos firmados pela Aston Martin, a compania aspira a emissões zero nas suas fábricas em 2030, com uma redução de 30% nas emissões na cadeia de fornecimento em comparação com os valores de 2020. Em 2039, a companhia espera obter neutralidade carbónica em toda a sua cadeia de fornecimento.

Esses objetivos vêm consubstanciar os passos dados já pela marca nos dois últimos anos, com uma redução de 44% na intensidade das emissões poluentes das operações no Reino Unido entre 2020 e 2021, além da utilização de energia 100% renovável em todas as suas instalações britânicas desde 2019. Num dos projetos mais importantes, a Aston Martin vai instalar mais de 14.000 painéis solares na fábrica de St Athan, no País de Gales, capazes de corresponder a 20% das necessidades energéticas daquela infraestrutura.

Prevê-se ainda a redução dos consumo de água em 15%, maximização da utilização dos materiais sustentáveis e incremento da biodiversidade em todos os locais da marca. Noutra linha, com o objetivo de fomentar a diversidade e igualdade na empresa, a Aston Martin antevê que 25% de todos os cargos de liderança possam ser preenchidos por mulheres nos próximos cinco anos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.