Uma nova companhia anglo-marroquina, a Atlas E-Mobility Group, anunciou planos para a criação do primeiro automóvel elétrico totalmente desenvolvido em África, procurando assim revolucionar a mobilidade sustentada naquele continente.

Sediada em Londres, no Reino Unido, mas com previsão de construção de fábrica e centro de desenvolvimento em Marrocos, a Atlas pretende utilizar a experiência britânica e a criatividade e empenho dos marroquinos para assim liderar a mobilidade sustentada no continente africano, criando e adaptando um produto 100% elétrico às necessidades locais. Mas o veículo poderá ser também comercializado noutros mercados, como na Europa ou Médio Oriente, a partir de 2026, data em que está previsto o início da produção.

A Atlas foi fundada em conjunção por Mohammed Yehya El Bakkali, que é o CEO da marca, e Mohammed Hicham Senhaji Hannoun, o Presidente Executivo e responsável técnico, contando ainda com financiamento privado.

Os fundadores da Atlas, Yehya El Bakkali, ao lado de Hicham Senhaji Hannoun.

Esta dupla combina uma abordagem visionária com a compreensão estratégica de necessidade por soluções pragmáticas e viáveis pensadas para os mercados emergentes com poucas ou nenhumas infraestruturas de carregamento. Assim, além de criar os automóveis, irá também oferecer tecnologias para a extensão da autonomia e redes de carregamento locais.

“Sentimos fortemente que África está a ser ignorada pelas companhias na transição para a eletrificação”, começa por dizer El Bakkali, que garante, porém, que “ninguém deve subestimar a determinação deste continente em avançar ou duvidar da sua habilidade para produzir soluções neutras em emissões de carbono de categoria mundial”.

Mais detalhes deste projeto deverão ser revelados em breve, incluindo as primeiras imagens do design, que é declaradamente inspirado em Marrocos.