Na categoria dos ‘SUVerdesportivos’, ou seja, os modelos de estilo SUV com atributos de superdesportivos, a ‘guerra’ acaba de ganhar mais um integrante na forma do RS Q8, modelo lançado agora em Portugal pela Audi Sport. O motor V8 TFSI biturbo de 4.0 litros disponibiliza 600 CV de potência e 800 Nm de binário, valores que prometem um carácter único para a marca das quatro argolas. O preço para Portugal acompanha o seu potencial técnico, ou seja, elevado: 182.733 euros.

Diretamente ao ‘assunto’, o ponto central deste SUV é o seu motor, um bloco V8 biturbo de 4.0 litros, com 600 CV de potência às 6000 rpm e 800 Nm de binário entre as 2200 e as 4500 rpm, uma autêntica obra de engenharia combinada com o sistema de tração permanente quattro e à caixa automática tiptronic de 8 velocidades. Ainda que orientado para o dinamismo, este motor está também dotado com tecnologias destinadas a reduzir o consumo, como o sistema mild hybrid de 48V (MHEV) e ‘cylinder on demand’ (COD), que pode desativar quatro (os segundo, terceiro, quinto e oitavo) dos oito cilindros, garantindo a máxima eficiência.

A aceleração dos zero aos 100 km/h é feita em 3,8 segundos, necessitando de 13,7 segundos para fazer semelhante exercício dos zero aos 200 km/h.

O sistema mild hybrid melhora o consumo em 0,8 l/100 km e aumenta ao máximo a eficiência, tendo o RS Q8 um consumo combinado entre os 13,7-14,2 l/100 km, com emissões combinadas de 311-322 de CO2.

A potência do V8 biturbo é controlada através de uma caixa de velocidades tiptronic de oito velocidades, associada a um sistema de transmissão quattro, que depois distribui a força do motor pelas quatro rodas, com 40% à frente e 60% atrás. Em caso de necessidade, como acontece no modo de condução desportivo, é possível colocar 70% à frente e até 85% atrás, existindo ainda um diferencial traseiro desportivo opcional que melhora o comportamento, tornando o RS Q8 mais ágil e divertido de conduzir.

As suspensões pneumáticas incrementam não só o conforto, mas também o comportamento, tanto mais que podem alterar a distância ao solo em 90 mm. O RS Q8 pode ainda conter barras estabilizadoras ativas (EAWS) que se adaptam a terrenos irregulares para atenuar o adornar em curva, maximizando a eficácia.

A suspensão pneumática RS permite que, até aos 30 km/h, o condutor possa aumentar a altura ao solo em 50 mm. Com o aumento da velocidade, a suspensão diminui automaticamente a altura ao solo, de forma gradual. Desta forma, a resistência aerodinâmica diminui e as características dinâmicas melhoram. Acima dos 160 km/h, ou no modo “dynamic” do Audi drive select, a altura ao solo diminui até 40 mm comparando com o nível normal, e, quando está parqueado, o sistema pode diminuir a altura ao solo em 65 mm.

Os perfis do Audi drive select são repartidos entre os modos ‘efficiency’, ‘comfort’, ‘auto’, ‘dynamic’, ‘allroad’, ‘offroad’, ‘individual’ e mais dois modos RS personalizáveis, ‘RS1’ e ‘RS2’. Uma vez personalizados e gravados no MMI, podem ser acedidos diretamente no comando “RS MODE”. Como já é normal, o sistema Audi drive select influencia a gestão do motor e da caixa de velocidades, a assistência da direção, a suspensão, o eixo traseiro direcional, o diferencial traseiro desportivo, o som do motor e o funcionamento do ar condicionado. No modo “RS2”, o condutor pode também alterar o controlo de estabilidade (ESC) para o modo Sport. Se o botão for pressionado por mais de 3 segundos, o ESC é desligado.

Poderoso e elegante

Com um comprimento total de 5012 mm, para 1998 mm de largura e 2998 mm de distância entre eixos, o design do RS Q8 não se afasta em demasia das linhas do Q8, mas com elementos RS agressivos que chamam a atenção pelo seu caráter atlético. A imponente grelha octogonal singleframe de estrutura única, com um padrão de favo de mel, destaca-se na frente do RS Q8, bem como as entradas de ar laterais em preto brilhante e outros elementos aerodinâmicos em alumínio mate. As jantes em liga de 22 polegadas (disponíveis, em opção, com 23 polegadas), realçam o seu desportivismo. O spoiler traseiro do tejadilho RS, de série, foi idealizado para otimizar a força descendente, ou seja, garantir maior apoio aerodinâmico. Contém ainda outros elementos específicos RS, como o difusor em alumínio, os logótipos em preto brilhante ou as saídas de escape ovais.

No exterior, a pintura de contraste em Cinzento Manhattan surge de série, enquanto os faróis (Matrix LED, de série) são animados por uma coreografia específica durante o fecho e a abertura do carro. As maxilas dos travões estão pintadas em cinzento, vermelho ou azul, em combinação com os travões cerâmicos RS, em opção (de série está equipado com discos ventilados e perfurados de 420 mm à frente e de 370 mm atrás).

Ambiente desportivo

O Audi RS Q8 também aposta em imagem desportiva no interior, mantendo as características linhas de design horizontais, com um painel de instrumentos em preto com dois ecrãs. A ampla consola central com estilo simétrico é um elemento-chave de design em carbono mate. Já os bancos desportivos são de série, com uma combinação preta de alcantara/couro. Também disponíveis, em opção, estão os bancos desportivos dianteiros RS perfurados, em couro Valcona com padrão de favo de mel, com apoios de cabeça integrados e equipados com aquecimento e ventilação.

O interior do RS Q8 surge com três ecrãs. Em destaque, o Audi virtual cockpit e o MMI (10.1 polegadas), no qual existe um modo de visualização especial RS para informar sobre a temperatura dos elementos da transmissão e travagem, forças G, pressão e temperatura dos pneus. Já a informação específica Allroad/Offroad tem informações sobre o sistema de tração e travagem otimizados para condução todo-o-terreno, Hill descent control (de série) e os ângulos de ataque (21.6o) e de saída (26.2o).

A elevada versatilidade está também garantida pela bagageira com volumetria base de 605 litros, que ascende até 1755 litros. Além disso, os bancos traseiros podem ser divididos em três partes, de série, e ser movidos para a frente e para trás, também de série, com regulação longitudinal de 100 mm.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.