Diretamente ao ‘assunto’, o ponto central deste SUV é o seu motor, um bloco V8 biturbo de 4.0 litros, com 600 CV de potência às 6000 rpm e 800 Nm de binário entre as 2200 e as 4500 rpm, uma autêntica obra de engenharia combinada com o sistema de tração permanente quattro e à caixa automática tiptronic de 8 velocidades. Ainda que orientado para o dinamismo, este motor está também dotado com tecnologias destinadas a reduzir o consumo, como o sistema mild hybrid de 48V (MHEV) e ‘cylinder on demand’ (COD), que pode desativar quatro (os segundo, terceiro, quinto e oitavo) dos oito cilindros, garantindo a máxima eficiência.
A aceleração dos zero aos 100 km/h é feita em 3,8 segundos, necessitando de 13,7 segundos para fazer semelhante exercício dos zero aos 200 km/h.
O sistema mild hybrid melhora o consumo em 0,8 l/100 km e aumenta ao máximo a eficiência, tendo o RS Q8 um consumo combinado entre os 13,7-14,2 l/100 km, com emissões combinadas de 311-322 de CO2.
A potência do V8 biturbo é controlada através de uma caixa de velocidades tiptronic de oito velocidades, associada a um sistema de transmissão quattro, que depois distribui a força do motor pelas quatro rodas, com 40% à frente e 60% atrás. Em caso de necessidade, como acontece no modo de condução desportivo, é possível colocar 70% à frente e até 85% atrás, existindo ainda um diferencial traseiro desportivo opcional que melhora o comportamento, tornando o RS Q8 mais ágil e divertido de conduzir.
As suspensões pneumáticas incrementam não só o conforto, mas também o comportamento, tanto mais que podem alterar a distância ao solo em 90 mm. O RS Q8 pode ainda conter barras estabilizadoras ativas (EAWS) que se adaptam a terrenos irregulares para atenuar o adornar em curva, maximizando a eficácia.A suspensão pneumática RS permite que, até aos 30 km/h, o condutor possa aumentar a altura ao solo em 50 mm. Com o aumento da velocidade, a suspensão diminui automaticamente a altura ao solo, de forma gradual. Desta forma, a resistência aerodinâmica diminui e as características dinâmicas melhoram. Acima dos 160 km/h, ou no modo “dynamic” do Audi drive select, a altura ao solo diminui até 40 mm comparando com o nível normal, e, quando está parqueado, o sistema pode diminuir a altura ao solo em 65 mm.
Os perfis do Audi drive select são repartidos entre os modos ‘efficiency’, ‘comfort’, ‘auto’, ‘dynamic’, ‘allroad’, ‘offroad’, ‘individual’ e mais dois modos RS personalizáveis, ‘RS1’ e ‘RS2’. Uma vez personalizados e gravados no MMI, podem ser acedidos diretamente no comando “RS MODE”. Como já é normal, o sistema Audi drive select influencia a gestão do motor e da caixa de velocidades, a assistência da direção, a suspensão, o eixo traseiro direcional, o diferencial traseiro desportivo, o som do motor e o funcionamento do ar condicionado. No modo “RS2”, o condutor pode também alterar o controlo de estabilidade (ESC) para o modo Sport. Se o botão for pressionado por mais de 3 segundos, o ESC é desligado.
Poderoso e elegante
Com um comprimento total de 5012 mm, para 1998 mm de largura e 2998 mm de distância entre eixos, o design do RS Q8 não se afasta em demasia das linhas do Q8, mas com elementos RS agressivos que chamam a atenção pelo seu caráter atlético. A imponente grelha octogonal singleframe de estrutura única, com um padrão de favo de mel, destaca-se na frente do RS Q8, bem como as entradas de ar laterais em preto brilhante e outros elementos aerodinâmicos em alumínio mate. As jantes em liga de 22 polegadas (disponíveis, em opção, com 23 polegadas), realçam o seu desportivismo. O spoiler traseiro do tejadilho RS, de série, foi idealizado para otimizar a força descendente, ou seja, garantir maior apoio aerodinâmico. Contém ainda outros elementos específicos RS, como o difusor em alumínio, os logótipos em preto brilhante ou as saídas de escape ovais.

No exterior, a pintura de contraste em Cinzento Manhattan surge de série, enquanto os faróis (Matrix LED, de série) são animados por uma coreografia específica durante o fecho e a abertura do carro. As maxilas dos travões estão pintadas em cinzento, vermelho ou azul, em combinação com os travões cerâmicos RS, em opção (de série está equipado com discos ventilados e perfurados de 420 mm à frente e de 370 mm atrás).
Ambiente desportivo
O Audi RS Q8 também aposta em imagem desportiva no interior, mantendo as características linhas de design horizontais, com um painel de instrumentos em preto com dois ecrãs. A ampla consola central com estilo simétrico é um elemento-chave de design em carbono mate. Já os bancos desportivos são de série, com uma combinação preta de alcantara/couro. Também disponíveis, em opção, estão os bancos desportivos dianteiros RS perfurados, em couro Valcona com padrão de favo de mel, com apoios de cabeça integrados e equipados com aquecimento e ventilação.
O interior do RS Q8 surge com três ecrãs. Em destaque, o Audi virtual cockpit e o MMI (10.1 polegadas), no qual existe um modo de visualização especial RS para informar sobre a temperatura dos elementos da transmissão e travagem, forças G, pressão e temperatura dos pneus. Já a informação específica Allroad/Offroad tem informações sobre o sistema de tração e travagem otimizados para condução todo-o-terreno, Hill descent control (de série) e os ângulos de ataque (21.6o) e de saída (26.2o).
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.