Audi RS7 Sportback: A arte de não passar despercebido

10/09/2019

Ao contrário de outras marcas conterrâneas, a Audi não deixa de ter uma forte presença desportiva no Salão de Frankfurt e uma das surpresas que destapou no seu stand não consegue passar despercebido a ninguém. O RS7 Sportback conta com um motor V8 de 600 CV de potência que traduz em sensações aquilo que o aspeto promete.

A robustez da carroçaria deixa antever um modelo de cariz desportivo muito vincado, algo que os números da ficha técnica ajudam depois a preencher. O comprimento excede os cinco metros, com 5009 mm de ponta a ponta. A visão agressiva fica bem patente na dianteira, com a grelha ‘Singleframe’ da Audi a ser estilizada, sem limites contrastantes. No entanto, retém uma imagem tridimensional com preto brilhante a dar o tom em termos de contraste visual. Na lateral, vincos pronunciados e saias específicas ‘RS’ com elementos em preto. Já na traseira, uma assinatura luminosa específica, um spoiler retrátil situado na tampa da bagageira e um para-choques com difusor. A iluminação base é já em LED, mas pode ainda receber sistema Matrix LED com laser.

Potência V8

A motorização assenta numa unidade V8 TFSI de 4.0 litros com 600 CV de potência e 800 Nm de binário disponível entre as 2050 e as 4500 rpm. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 3,6 segundos, enquanto a velocidade de ponta está limitada aos 250 km/h. No entanto, pode ainda ser alargada para os 280 km/h com o pack Dynamic e para os 305 km/h com o Dynamic plus. O motor está associado a uma caixa automática de oito velocidades tiptronic (com nova função de partida lançada), associando-se ao sistema de tração integral quattro para respostas mais intensas. A potência é entregue aos dois eixos em proporção 40:60 através do diferencial central mecânico.

Apesar de toda esta potência, o RS7 Sportback não despreza a eficiência, contando com o sistema mild-hybrid de 48 volts com alternador por correia capaz de recuperar até 12 kW de capacidade em travagem, sendo essa mesma energia guardada numa bateria de iões de lítio. Se o condutor tirar o acelerador numa velocidade entre os 55 e os 160 km/h, o sistema eletrónico vai selecionar entre duas possibilidades: ou ativa o modo de condução à vela ou recupera energia. A tecnologia MHEV permite ainda que o sistema start-stop entre em ação abaixo dos 22 km/h, reativando-se assim que o carro da frente se movimentar, mesmo que os travões estejam ainda aplicados. A Audi adianta que este sistema permite poupar até 0,8 l/100 km.

Outra ‘arma’ de eficiência é o sistema de desativação de cilindros, que permite desativar os cilindros 2, 3, 5 e 8 ao cortar-lhes a ignição, com atuação impercetível para o condutor na transição entre modos. A sonoridade também foi trabalhada, possibilitando ‘voz’ mais rouca a este desportivo. Um escape opcional RS sport confere ainda uma sonoridade mais grave (com saídas de escape em preto). Os modos de condução do Dynamic Select também alteram diversos parâmetros no acerto do veículo, como a resposta do acelerador, direção ou amortecimento, além da sonoridade.

Com suspensão pneumática variável, o RS7 Sportback está 20 mm mais perto do solo de base, em relação ao A7 Sportback, o que beneficia a sua agilidade dinâmica.

O novo RS7 Sportback chegará aos mercados no final deste ano.

Em Frankfurt

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