Com o concurso público lançado recentemente para a aquisição de autocarros elétricos por parte da Carris, uma questão relevante é perceber qual o efeito real de redução de emissões que a entrada ao serviço deste género de viaturas traz.
A Carris, que tem em circulação, desde 11 de março do ano passado, um total de 15 autocarros elétricos com capacidade para transportar 71 pessoas cada, sublinha que o impacto dos bus 100% elétricos é evidente. E dá números concretos.
Assim, com este primeiro grupo de autocarros elétricos que foram usados na carreira 706, entre Santa Apolónia e o Cais do Sodré, foram percorridos 366.098 km em 2020, o que permitiu reduzir em 492 toneladas as emissões de CO2.
A estimativa é que, por cada quilómetro percorrido com um autocarro elétrico, se evitem na cidade de Lisboa cerca de 1,5 kg de emissões de CO2.
Por esse motivo, num contexto de descarbonização, a Carris prepara o reforço desta aposta 100% elétrica, com mais autocarros elétricos e mais veículos elétricos de carril.30 autocarros elétricos standard
O concurso público lançado em abril abrange um lote de 30 autocarros elétricos standard, o primeiro dos quais a chegar em novembro deste ano.
Os restantes 29 serão entregues ao longo de 2022. O investimento previsto é de 16,7 milhões de euros, no qual se inclui também a instalação de 16 postos de carregamento duplo para alimentar estes mesmos autocarros elétricos.
Sabia que…
… a Carris celebra 150 anos de vida, em 2022?
O primeiro destes 15 elétricos articulados (veículos ferroviários ligeiros para transporte urbano de passageiros) para a carreira 15E será entregue 22 meses após o início do contrato (ou seja, em meados de 2023), sendo os restantes 14 entregues nos nove meses seguintes (em 2024).
25 anos depois, a Carris volta a comprar elétricos articulados
O contrato, já assinado, prevê que o fornecimento seja garantido pela construtora ferroviária catalã CAF.
Estes 15 elétricos de carril irão somar-se aos 10 existentes, pelo que, com este reforço, a Carris ficará com uma frota total de 25 destes veículos de ferrovia.
Outra nota: os primeiros autocarros da marca única Carris Metropolitana, que vão circular na Área Metropolitana de Lisboa (AML), entram em funcionamento em junho.