De acordo com os dados da Associação Europeia de Construtores Automóveis (ACEA), o mercado automóvel (respeitante aos ligeiros de passageiros) na União Europeia tem registado uma dinâmica de crescimento ao longo dos últimos 12 meses que reflete, sobretudo, o aumento da disponibilidade de modelos no continente europeu após anos de pandemia e de falta de componentes que gerou atraso nas entregas.
Os automóveis 100% elétricos (BEV) assumiram-se já como a terceira escolha mais popular entre os compradores europeus de 2023, chegando a uma quota de mercado de 14,6% para o cômputo do ano, superando os 1.5 milhões de unidades. Em termos percentuais, traduz-se num crescimento de 37% face a 2022.
Os automóveis a gasolina mantiveram a sua liderança, com 35,3%, ao passo que os híbridos foram os segundos mais procurados, com 25,8% do mercado. Os automóveis com motor Diesel apresentaram alguma estabilidade, com um valor de 13,6%, comparando-se com os 16,4% do ano anterior. Já os automóveis híbridos Plug-in (PHEV) caíram 7% face a 2022, obtendo agora 7,7% de quota de mercado na União Europeia.
Em dezembro, mês em que o mercado europeu registou um declínio de 3,3% (o primeiro em 16 meses), as vendas de automóveis 100% elétricos representaram 18,5% das preferências dos compradores da UE.
Quanto às evoluções dos mercados, quase todos os mercados da UE registaram ganhos face a 2022, com a Hungria a ser a única exceção, apresentando um recuo de 3,4%. De resto, o crescimento de 13,9% refere-se a um total de 10.5 milhões de unidades, com ganhos para uma grande parte dos mercados, incluindo Itália (+18,9%), Espanha (+16,7%) e França (+16,1%). Já o mercado alemão, considerado por muitos como o ‘motor’ da Europa, teve um crescimento mais ténue, de 7,3%, muito influenciado por um dezembro muito aquém das expectativas (teve uma baixa de 23% no último mês do ano).
Os dados da ACEA dão conta de um crescimento de 26,9% do mercado português de automóveis novos, para um total de 199.623 unidades, sendo que desse valor, 36.390 eram 100% elétricos, refletindo um crescimento de 101,9% face ao ano de 2022, em que se matricularam 18.028 veículos deste tipo. Os modelos PHEV e os híbridos puros também apresentaram valores de crescimento, de 68,6% e de 19,5%, respetivamente, face a 2022.
Quanto às vendas por grupos automóveis, se se considerar o total da União Europeia, Reino Unido e EFTA (Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suiça), o Grupo Volkswagen, que inclui marcas como a Volkswagen, Audi, Skoda, SEAT, CUPRA e Porsche, entre outras, foi a líder geral, com um total de 3.324.705 automóveis vendidos, numa subida de 18,5% entre 2022 e 2023. A quota de mercado do grupo subiu para os 25,9%, enquanto a do Grupo Stellantis, que foi o segundo maior grupo, reduziu-se ligeiramente, de 18,2% de 2022 para 16,6% de 2023. No total, o grupo liderado por Carlos Tavares e que tem marcas como a Peugeot, Citroën, Opel, Fiat e Alfa Romeo, entre outras, matriculou 2.128.625 crescendo 3,7%.
Como curiosidades da tabela divulgada pela ACEA, destaque para as marcas que mais cresceram de um ano para o outro, sendo a Tesla aquela que mais cresceu em termos de vendas, com um aumento de 56,9% para 366.326 unidades vendidas, seguindo-se Lexus, com um aumento de 53,6% entre os dois anos em análise (para 60.286 registos), e Alfa Romeo, que teve um aumento de 52,1% nas vendas (para um valor de 50.088 registos).