A Airbus anunciou uma parceria importante com a primeira competição de aviões elétricos do mundo, a Air Race E, com a sua temporada inaugural prevista para 2020.

Além da Fórmula E e, mais recentemente, da anunciada Extreme E, é agora a vez dos céus contarem com a tecnologia de mobilidade elétrica, sendo anunciada uma nova competição dedicada a aviões elétricos.

A Airbus é, precisamente, Sócia Fundadora Oficial desta competição, a Air Race E, com que se pretende promover o desenvolvimento e adoção de motores elétricos mais limpos, mais rápidos e tecnologicamente avançados que podem ser aplicados a veículos aéreos modernos nas áreas urbanas e, em última instância, a aviões comerciais.

Air Race E terá um modelo semelhante à serie popular Air Race 1, em que oito aviões elétricos competem entre si num circuito apertado, apenas 10 metros acima do solo, a velocidades superiores a qualquer desporto motorizado terrestre.

A Airbus irá trabalhar ao lado de outros parceiros Air Race E, incluindo a Universidade de Nottingham. A Universidade está atualmente a desenvolver um avião protótipo para corridas que é movido através de um motor elétrico integrado, uma bateria, e um sistema de componentes eletrónicos. O avião ajudará formar o modelo e as regras para a primeira corrida Air Race E em 2020.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.