M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Já pensou se um sexto da população de Portugal resolvesse viajar de avião no Natal? Se um sexto não parece muito, estamos a falar de 1,7 milhões de pessoas numa população de 10,5 milhões de habitantes. Felizmente, Portugal é um país pequeno e é relativamente fácil chegar a qualquer lado de carro para visitar a família. O mesmo não se passa nos Estados Unidos, onde é natural milhares de quilómetros separarem famílias inteiras.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

As companhias aéreas americanas estimam que vão ter de transportar 51 milhões de pessoas durante a época natalícia este ano, entre os dias 15 de dezembro e 4 de janeiro. Este é um aumento de apenas 3,5 por cento em relação ao ano passado, mas em termos práticos vai obrigar todas as companhias aéreas a colocarem no ar mais 91 mil lugares por dia que o ano passado. Isso significa que cerca de 600 aviões a mais vão estar em circulação nos céus americanos todos os dias.

Mesmo assim, esta indústria considera isto um resultado positivo, pois os preços dos bilhetes, em média, não aumentaram desde o ano passado, e a economia está mais saudável para os consumidores. Ao mesmo tempo, espera-se que este aumento de passageiros não vai representar caos adicional, pois o número de reclamações com bagagem perdida decaiu este ano. Só há um problema. Com mais 600 aviões por dia no ar, poderá haver falta de tripulação para todos os serviços…