M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Retirando inspiração de uma cena do filme “A Ameaça Fantasma”, da saga Star Wars, um grupo de engenheiros australianos resolveu organizar o primeiro campeonato mundial de corridas aéreas. Só há um problema, ainda não há carros para fazerem estas corridas. E é por isso que estes engenheiros deitaram mãos à obra para construírem o Alauda Airspeeder, o primeiro aerocarro de competição.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Os membros da equipa afirmaram que estão fartos de ouvirem falar em aerocarros mas a não verem nenhum a ser construído. De facto, este tipo de veículos tem tido uma produção extremamente limitada e quase anónima. A ideia é utilizar a competição para desenvolver a tecnologia para fazer dos aerocarros uma realidade. O Alauda Airspeeder está a ser financiado por crowd funding, com vista a fazer a sua estreia em 2018.

O veículo mistura características de um monolugar clássico de F1 com um drone, sem asas ou apêndices aerodinâmicos, mas com quatro rotores no lugares das rodas. A potência deverá viver do mesmo tipo de quatro motores elétricos com 50 kW cada e uma bateria especial de 8,75 kWh, montados num chassis de alumínio e carroçaria de fibra, com um peso total de 120 kg.

Testes dos sistemas têm sido feitos com drones à escala 1:10 e 1:3, mas o modelo final vai ser capaz de albergar o piloto, que deverá experimentar o protótipo no primeiro trimestre de 2018. Deverá ser capaz de andar no ar durante 10 minutos a uma velocidade máxima de 250 km/h. A altitude máxima vai ser de 3500 metros

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.