Quando estiver pronto para voar, o Stratolaunch vai ser o maior avião do mundo. Com carlinga dupla e 117 metros de envergadura, esta aeronave vai também servir como elo de ligação entre a aviação atual e os futuros aviões espaciais. Vai ser preciso esperar até 2019 para ver o Stratolaunch ganhar os céus, mas já se estão a contar os minutos ansiosamente, agora que esta máquina fez as suas primeiras manobras em táxi, no chão.

Depois de ter saído da garagem em dezembro, o avião atingiu agora uma velocidade de 75 km/h no chão, o que não parece muito, mas prova que os sistemas principais estão a funcionar. Quando estiver no ar, o Stratolaunch vai ter uma capacidade elevada de transporte de carga, mais de 200 toneladas, graças ao seu corpo duplo.

As missões previstas para o maior avião do mundo incluem o lançamento de satélites e aviões a partir de uma altitude suborbital. O Stratolaunch vai ser capaz de lançar vários aparelhos capazes de sair da atmosfera do planeta com uma única viagem, o que deverá reduzir bastante o preço de instalação de sistemas planetários de comunicação.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.