M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Quando estiver pronto para voar, o Stratolaunch vai ser o maior avião do mundo. Com carlinga dupla e 117 metros de envergadura, esta aeronave vai também servir como elo de ligação entre a aviação atual e os futuros aviões espaciais. Vai ser preciso esperar até 2019 para ver o Stratolaunch ganhar os céus, mas já se estão a contar os minutos ansiosamente, agora que esta máquina fez as suas primeiras manobras em táxi, no chão.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Depois de ter saído da garagem em dezembro, o avião atingiu agora uma velocidade de 75 km/h no chão, o que não parece muito, mas prova que os sistemas principais estão a funcionar. Quando estiver no ar, o Stratolaunch vai ter uma capacidade elevada de transporte de carga, mais de 200 toneladas, graças ao seu corpo duplo.

As missões previstas para o maior avião do mundo incluem o lançamento de satélites e aviões a partir de uma altitude suborbital. O Stratolaunch vai ser capaz de lançar vários aparelhos capazes de sair da atmosfera do planeta com uma única viagem, o que deverá reduzir bastante o preço de instalação de sistemas planetários de comunicação.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.