O avião Honda viu a sua autonomia ampliada em 17 por cento, subindo para as 1437 milhsa (2312 km), beneficiando de nova tecnologia de gestão de performance. O Elite permite planear melhor o estabelecimento da velocidade e da altitude apropriadas, mas também do fluxo de combustível para os motores. A HondaJet reclama para o Elite o consumo mais eficiente da sua classe de aeronaves.
A partir de agora, o avião Honda passa a estar equipado com uma nova aleta que reduz os barulhos de alta frequência causados pelo motor, tornando a viagem mais confortável para quem viaja na cabine. Em termos de segurança, o sistema consegue detetar o comprimento da pista e analisar quais são os ângulos ideais para levantar voo e para aterrar. O piloto automático também está sempre ligado, mesmo que o piloto humano esteja aos comandos.
No que diz respeito ao conforto dos ocupantes, a HondaJet equipou o Elite com um novo sistema de som Bongiovi, audível em toda a cabina, mas que não necessita de colunas de som. O interior também acrescenta cinto de segurança para o lavatório, máquina de café para a galé, e bancos executivos em cabedal de duas cores.