M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A pesquisa da NASA vai além do desenvolvimento de aplicações para uso na conquista espacial, muitos dos seus projetos são também usados em aviões comuns. E uma das mais recentes propostas da agência aerospacial, um avião supersónico comercial conhecido como X-Plane, vai passar da folha de projeto para o mundo real, com um protótipo funcional construído pela Lockheed Martin.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A NASA concebeu o projeto com o nome QueSST (“quiet supersonic technology”, ou tecnologia supersónica silenciosa), com o objetivo de desenvolver uma turbina capaz de atingir velocidades supersónicas sem a explosão típica destes motores. O barulho provocado por estes motores ao ultrapassar a velocidade impedia-os de sobrevoar zonas urbanas, o que limitava o seu uso a aparelhos militares.

Agora, o X-Plane vai ser construído na divisão Skunk Works da Lockheed Martin, destinada ao desenvolvimento de novas tecnologias. O protótipo do X-Plane, batizado Low-Boom Flight Demonstrator (demonstrador de voo com barulho reduzido), foi contratado pela NASA em 2016, e deverá estar pronto para o seu primeiro voo experimental em 2021.

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