M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Com o presidente Donald Trump a ameaçar um conflito nuclear com a Coreia do Norte, as forças armadas americanas poderiam ter que colocar no ar este avião, o E-4B, também conhecido como Nightwatch, ou “guarda-noturno”. Esta aeronave vai ser usada para transportar de forma segura o presidente, o secretário de Defesa e os chefes de estado-maior dos Estados Unidos.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Construídos pela Boeing em 1980 custando 223 milhões de dólares por unidade, os quatro E-4B são baseados no avião de passageiros 747-200, mas foram bastante modificados para poder ser usado para operações militares. Cada uma destas aeronaves pode ficar no ar durante 12 horas (embora possa ser reabastecido no ar, aí ficando quase indefinidamente), a uma altitude de 30 mil pés (9000 metros), com uma tripulação de 112 operativos.

Grande parte das modificações incidem nos equipamentos de comunicações, que permitem ao presidente e aos chefes de estado-maior manterem-se em contacto permanente com as forças armadas, especialmente com o comando responsável pelas armas nucleares. O avião também está escudado contra um pulso eletromagnético, uma consequência natural de uma explosão nuclear. Se forem utilizados, os “guardas-noturnos” E-4B vão levantar voo da base de Omaha.