M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Vem aí uma embarcação que vai ser capaz de funcionar como barco super-rápido acima de água, e depois mergulhar e transformar-se num submarino. O HyperSub é a proposta de um grupo de inventores americanos liderados pelo engenheiro Reynold Marion, que têm aqui uma máquina versátil, podendo ser usada como veículo de recreio, em emergências, para investigação científica e até para usos militares.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O HyperSub tem duas peças fundamentais, a estrutura de 14 metros e 13,6 toneladas, que tem força suficiente para flutuar acima de água como se fosse um hovercraft, e a câmara interior, que pode ser removida e facilmente substituída por outra, para uma utilização diferente, podendo transportar pessoas ou carga. Tem uma autonomia de mais 15 horas e pode atingir os 26 nós (48 km/h) de velocidade máxima.

Debaixo de água, desliga os dois motores Diesel (com potência combinada de 960 cv) e trabalha com quatro motores elétricos com 140 cv de potência combinada. É capaz de submergir até 360 metros de profundidade e trabalhar durante 12 horas, a uma velocidade máxima de 5,5 nós (10 km/h).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.