Qualquer embarcação é particularmente vulnerável quando está mau tempo. O vento e a ondulação parecem conspirar para retirar a estabilidade ao barco, o que pode ter como consequência este tombar e ficar de cabeça para baixo à deriva no mar, ou até afundar. Mas a Safe Haven Marine promete resolver o problema, criando o Thunder Child, um barco especial que promete voltar à sua posição normal cada vez que é virado pelas ondas.

O Thunder Child, nome de código XSV 17, é construído em materiais compósitos leves, mantendo um centro de gravidade baixo, enquanto o casco foi desenhado tanto para flutuar sobre a superfície como para furar as ondas. A embarcação da Safe Haven foi testada em mar alto com ondulação forte, e também mostrou conseguir endireitar-se sobre o casco sem qualquer intervenção, assim que atinge um adorno de 120 graus.

Com 17,8 metros de comprimento e um peso total de 19,5 toneladas quando carregado, o Thunder Child tem espaço para albergar dez pessoas, incluindo o piloto. O depósito de combustível de 5000 litros garante-lhe um alcance de 750 milhas (quase 1400 km) a uma velocidade de cruzeiro de 43 nós (80 km/h). Usa dois motores Caterpillar de 1000 cv cada, o que lhe dá uma velocidade máxima de 54 nós (100 km/h).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.