M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Uma draga é uma embarcação importante para qualquer zona portuária, pois é necessária para limpar o fundo de um curso de água de elementos que poderiam ser um obstáculo capaz de causar danos a outros tipos. É um trabalho que não chama a atenção, mas uma draga em particular, na China, tem sido o epicentro de uma celeuma política, por ter, supostamente, a capacidade de construir ilhas artificias.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A MV Tian Kun Hao tem 140 metros de comprimento e uma capacidade de dragagem de 35 metros de profundidade, e consegue dragar 6000 toneladas de solo por hora. Todo este material pode depois ser reaproveitado na construção, com a China bastante interessada em expandir a sua linha de costa com a criação de ilhas artificiais. A draga tem estado em testes no Mar do Sul da China, fazendo soar alarmes noutros países asiáticos.

Isto tem causado problemas com os países vizinhos, uma vez que a China reclama posse sobre grande parte da área do Mar do Sul da China, e as ilhas artificiais podem servir para reclamar uma zona económica alargada sobre a zona marítima de outro país. As Filipinas são as primeiras a tentar restringir as atividades da Tian Kun Hao, aumentando a monitorização da área à volta das ilhas Spratley, um arquipélago de centenas de ilhéus e recifes, disputados pela China, Filipinas, Malásia, Vietname, Taiwan e Brunei. Embora a área combinada acima do nível do mar seja apenas de dois quilómetros quadrados, a área económica circundante corresponde ao controlo de 425 mil quilómetros quadrados de mar.