Conheça o avião que transportou a Seleção Nacional de futebol a Andorra

M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Quem quer fazer turismo a Andorra, a solução mais simples é viajar para o aeroporto de Barcelona, ou, se quiser ficar mais perto, para o aeroporto de Lérida, usado pela aviação regional. Mas a Seleção Nacional de futebol viajou diretamente para Andorra, utilizando um aparelho C-295 da Força Aérea Portuguesa, reduzindo uma viagem que normalmente necessitaria de três horas num autocarro para ser feita apenas em 12 km, depois de aterrar em Urgel, ainda em território espanhol mas apenas a esta distância do pequeno país nos Pirinéus.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Força Aérea Portuguesa tem à sua disposição 12 unidades do modelo C-295, construídas pela EADS (hoje, Airbus Defence) e entregues em 2007. Destas 12, sete são usadas para transporte de pessoas e cinco para patrulha marítima. Uma das unidades foi usada para transportar a Seleção a Andorra, para um jogo de apuramento para o Mundial de 2018, com os custos suportados inteiramente pela Federação Portuguesa de Futebol. Desta forma, a FPF beneficiou um aparelho nacional, em vez de utilizar a Andorra Airlines, empresa comercial com um voo direto entre o Porto e Andorra.

O C-295 da Força Aérea Portuguesa é operado pela Esquadra 502 (conhecida como “Os Elefantes”) e tem capacidade de transportar até 45 paraquedistas totalmente equipados, pelo que tem espaço de sobra para a comitiva da FPF, incluindo jogadores e equipa técnica. A uma velocidade de cruzeiro de 410 km/h, consegue atingir uma distância máxima de 7700 km, mais do que suficiente para ir a Andorra e voltar.