M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Para quem se lembra que o Século XXI era “o futuro”, havia alguns elementos que imaginávamos que seriam normais no futuro. Bem, agora já estamos “no futuro”, e esses elementos não chegaram. Para ser mais específico, prometeram-nos jetpacks, carros voadores e colónias na Lua. Bem, as colónias na Lua continuam longe, mas pelo menos os jetpacks já existem, e a Jetpack Aviation já está a preparar o carro voador.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Jetpack Aviation foi das primeiras empresas a propor um jetpack funcional e é a primeira a tentar montar um plano para comercializá-los em larga escala. Trata-se de um foguete que se usa às costas, como uma mochila, com seis motores pequenos a jato, que lhe permitem elevar-se a uma altitude máxima de 10 mil pés (3000 metros), atingir uma velocidade de 110 km/h e voar durante um máximo de 10 minutos.

Para falar a verdade, o jetpack parece pouco prático (até porque é preciso usar um fato especial), mas o carro voador parece ser mais fácil para a empresa dos engenheiros David Mayman e Nelson Tyler. Graças à evolução da tecnologia de drones, e com a Airbus e outras empresas a proprem projetos semelhantes, a Jetpack Aviation já está a desenvolver o JPA VTOL.

Como o nome indica, será um aparelho capaz de levantar voo e de aterrar verticalmente, com 12 rotores. Os rotores serão movidos por motores elétricos, e o habitáculo terá espaço para duas pessoas, propondo uma velocidade máxima em redor dos 140 km/h. Enquanto os jetpacks podem ser encomendados, a JPA ainda não tem planos de comercialização para o seu carro voador, mas Mayman espera que a evolução rápida da tecnologia de baterias e motores elétricos ajude a viabilizar o conceito, depois do falhanço da Terrafugia em comercializar um carro voador, há uma década.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.