M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Uma marca de barcos de recreio arranjou a maneira perfeita de trazer um barco para terra: deixar a própria embarcação fazer o serviço. E graças a um portão com uma estrutura dentada, o barco não só sai da água sozinho, como parece o Monstro da Lagoa Negra a sair de forma lenta e ameaçadora. Mas isso vai depender da pintura da embarcação. O Maxgate é um sistema compatível com toda a linha de barcos Landing Craft da Hard Drive Marine, e torna os embarques e desembarques muito mais fáceis e secos.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O sistema de embarque e desembarque Maxgate não só permite a entrada e saída do barco sem risco de molhar a carga, como também permite a transferência segura de uma embarcação para outra. O Maxgate é estável o suficiente para funcionar mesmo com ventos fortes, maré alta e ondulação elevada. Os dentes montados junto ao portão de embarque permitem-lhe deslocar-se alguns centímetros por minuto, até atingir uma posição segura, e o sistema pode ser comandado a uma distância de várias dezenas de metros com um controlo remoto. Geralmente, não é preciso usar amarras para segurar o barco, e para regressar à água também funciona em marcha-atrás.

A gama Landing Craft da Hard Drive Marine tem vários modelos disponíveis, tanto para lazer como para trabalho, que permitem acesso fácil de passageiros a carga, deixando até que um automóvel entra e saia diretamente o convés do barco. Este pode ser configurado de várias maneiras, podendo até contar com uma ponte de comando móvel, aberta ou fechada, para deixar mais espaço livre.