M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Enquanto os automóveis, mesmo os de luxo, estão a passar por um processo regular de hibridização e eletrificação, outros tipos de veículos estão mais atrasados no desenvolvimento desta tecnologia. As embarcações são uma área onde esta tecnologia ainda tem que se expandir, o que é um problema quando muitos navios têm ciclos de vida de várias décadas antes de serem abatidos. Mas os iates de recreio estão a tentar marcar a diferença.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Ao contrário da maioria das embarcações, que cumprem funções como transporte de mercadorias, pesca ou defesa militar, os iates são usados primariamente como barcos de recreio. Um iate grande é um símbolo de estatuto social, mas também consome quantidades impressionantes de combustíveis. Alguns construtores começaram a dar mais importância a esta área e adotaram motores elétricos para suplementar a força dos motores convencionais. Geralmente isto significa que conseguem operar durante algumas horas, a baixas velocidades, só com potência elétrica.

Alguns dos modelos híbridos de iates de luxo que já estão no mercado são o Dynamiq GT 115, criado pela Porsche Design, o Rossinavi Aurea, criado pela Pininfarina, e o Sinot Nature. Pode ver exemplos destes três modelos na galeria acima. O Heesen Home será o próximo modelo de género.

 

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