O hovercraft é uma embarcação especializada, que não só pode navegar como até pode circular sobre alguns terrenos mais firmes, incluindo areia, pântanos e até pastos, se não tiverem grandes desníveis. Construído sobre uma almofada de ar, consegue praticamente planar sobre a água, e pode ser usado para transportar pessoas e material rapidamente a locais de difícil acesso.

Um dos modelos mais interessantes, pela sua versatilidade e resistência, é o Landing Craft Air Cushion (LCAC), que foi desenvolvido pela Marinha Americana. Foram construídas 91 unidades a partir de 1986, pela Avondale Gulfport e pela Textron/TLMS, das quais 80 ainda estão em atividade, incluindo seis que foram entregues à Força de Defesa do Japão.

Com 26 metros de comprimento e 14 de largura, o LCAC necessita apenas de uma tripulação de cinco pessoas. Em condições normais, pode transportar 54 toneladas, durante 300 milhas (555 km) a uma velocidade de 35 nós (65 km/h), mas em caso de emergência é possível aumentar a carga para 60 toneladas ou aumentar a velocidade para 40 nós (74 km/h). É movido por quatro turbinas a gás da Lycoming, com uma potência equivalente a 1600 cv, e está equipado com duas metralhadoras de 12,7 mm.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.