M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
O mundo da aviação não vai poder ignorar o processo de eletrificação que já está em curso noutros tipos de transportes, e as indústrias adjacentes já estão a preparar-se para esse processo. É o caso da OSM Aviation Academy, uma escola de pilotagem que vai ser a primeira do mundo a ensinar a pilotar um avião elétrico, encomendando nada menos que 60 exemplares do Sun Flyer, um pequeno bilugar construído pela Bye Aerospace.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

De acordo com a escola de pilotagem da Noruega, esta é a maior encomenda para uma frota de aeronaves elétricas, e antevê a necessidade de formar a nova geração de pilotos comerciais, com experiência neste tipo de transportes. De acordo com previsões da Boeing, vai ser preciso formar quase 800 mil pilotos novos durante os próximos dez anos, e estes vão ter de o fazer em aeronaves modernas. Os mais de dez mil aviões usados por escolas de pilotagem têm uma média de idade de 48 anos e necessitam urgentemente de substituição.

Com o Sun Flyer 2, a OSM vai poder usar um avião elétrico, livre de poluição e com um nível reduzido de ruído, para formar os pilotos do futuro. Este tipo de aeronaves vai necessitar de treino específico além do que acontece com os aviões tradicionais. A OSM também vai de encontro às necessidades da companhia aérea estatal norueguesa Avinor, que já realizou testes com um avião elétrico, no ano passado. A escolha do Sun Flyer como avião de pilotagem é baseada na popularidade deste, pois a Bye Aerospace já recebeu 220 encomendas, tanto na versão de dois como de quatro lugares, ambas usando um motor elétrico Siemens de 90 kW (122 cv) de potência.

 

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