Com o LY 650, a marca japonesa estreia-se no competitivo mercado dos iates de luxo, seguindo a mesma linha de estilo que utiliza nos seus automóveis.

A divisão de prestígio da Toyota continua a abraçar projetos fora do automóvel, em áreas como o cinema, o design ou até a culinária. Mas em nenhuma com a ambição com que se lança agora no mundo da náutica, ao apresentar o seu primeiro iate de luxo.

O requintado LY 650 é modelo pensado para uma abastada elite e está apontado às principais referências no segmento das embarcações de recreio de luxo e aos grandes ‘tubarões’ desta indústria.

Shigeki Tomoyama, vice-presidente da marca japonesa, explicou o desejo de «apresentar uma visão de sonho e de luxo em que o iate expande o potencial da mobilidade da Lexus para o oceano». O resultado prático é uma apelativa embarcação com quase 20 metros de comprimento e capacidade para hospedar até seis pessoas, em três requintadas cabines equipadas com casa de banho privativa.

Inspirado no Lexus Sport Yacht Concept, apresentado em janeiro de 2017, o LY 650 resulta da colaboração da marca de luxo da Toyota com o estúdio italiano de design náutico Nuvolari Lenard. O visual muito moderno, o confortável espaço interior e a atenção colocada em todos os detalhes da conceção que faz parte do ADN do emblema nipónico, numa herança passada através dos artesãos Takumi, são os elementos de destaque deste iate construído sobre um casco leve, mas muito rígido, que combina CFRP (plástico reforçado com fibra de carbono) e GFRP (plástico reforçado com fibra de vidro), desenvolvido em parceria com a Marquis Yachts LLC.

«O LY 650 simboliza o nosso compromisso em sermos uma verdadeira marca de lifestyle de luxo, a nossa aventura para além do automóvel. Uma equipa de colaboração entre a Toyota e a Marquis Yachts integrou o Toyota Production System nas instalações onde se fabricam os barcos para melhorar a sua produtividade e a sua qualidade. Isso permitiu que a nossa filosofia “crafted”, símbolo de hospitalidade de antecipação e meticulosa atenção aos pormenores, se materializasse num iate de luxo. Estou ansioso para ver o moderno LY650 exibir a sua beleza nos oceanos de todo o mundo. Como empresa de mobilidade, estamos sempre à procura de alternativas, mesmo no mar», refere Akio Toyoda, presidente da Lexus.

O LY 650 está equipado com dois motores Volvo Penta IPS, com 12,8 litros, para potência combinada de 2700 cv. Os preços deverão rondar os 4 milhões de euros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.