M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Alguma vez quis dar um passeio de barco para se isolar do mundo, ouvindo apenas o silêncio do mar à sua volta? Só que, até lá, já teve que aturar com o barulho natural do motor. Seria bom livrar-se desse aspeto stressante das viagens de mar, mas sem sacrificar o motor. É que um veleiro ou um barco a remos dão muito trabalho… Felizmente, a Q-Yachts propõe uma solução, apresentando o primeiro mini-iate elétrico silencioso, o Q30.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O mini-iate elétrico é uma ideia de Janne Kjellman, que sempre quis ter uma embarcação silenciosa. Kjellman começou a trabalhar para este objetivo há mais de 10 anos, pelo caminho criando o sistema de propulsão Oceanvolt, um motor elétrico aperfeiçoado para trabalhar de forma mais eficiente em alto mar. Para reduzir até o ruído causado pelo barco a cortar a superfície da água, também o casco tem uma forma hidrodinâmica o suficiente para bater o menos possível em qualquer ondulação.

O motor em si beneficia de uma bateria de lítio 30 kWh ou, em alternativa, de 60 kWh, que lhe permite ampliar o alcance do mini-iate elétrico de 42 para 80 milhas (78 a 148 km). Seja qual for a escolha, o motor em si tem sempre 20 kW de potência (equivalente a 29 cv), o que pode não parecer muito, mas é suficiente para ter uma viagem silenciosa a 9 nós (17 km/h), podendo acelerar até um máximo de 15 nós (28 km/h).

Do lado de fora, o Q30 parece ser bastante compacto, um mero barquinho de passeio com lugar para quatro pessoas. Mas a cabine é bem mais ampla do que é normal nesta classe, tirando máximo partido dos 9,3 metros de comprimento.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.