M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Mesmo quem gosta muito de andar de barco poderá ter que lidar com um problema recorrente: o enjoo. Tanto navegando devagar como depressa, passear no mar pode sempre representar um problema para os passageiros. E, ao contrário dos automóveis, não é possível montar uma suspensão para acabar com as irregularidades do “terreno”. Ou pelo menos, não era, se a Nauti-Craft tiver uma palavra a dizer.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Nauti-Craft é uma empresa australiana dedicada à produção e venda de sistemas hidráulicos que são montados sob o casco de uma embarcação (geralmente de recreio), supostamente reduzindo impactos nas ondas e a sensação de rolamento em curva, bem como estabilizando a velocidade e equilíbrio da embarcação ao nível do convés. Para a equipa de engenheiros australianos, este é um desafio novo, depois de terem criado sistemas específicos para o McLaren 650S e P1 e para as versões locais do Toyota Land Cruiser e Nissan Patrol.

Reduzir o impacto das ondas e melhorar o conforto para passageiros de barcos e navios é uma ideia que existe há século e meio, mas tem sido de difícil implementação. Os exemplares históricos mais conhecidos são o Connector, um cargueiro de carvão com casco articulado, e o SS Bessemer, um ferry a vapor australiano, com uma cabina separada do casco. Ambos faziam exatamente o contrário do que propunham, ampliando os efeitos da ondulação para os ocupantes.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.