Alguma vez pensou como é que um navio avariado é transportado para um porto onde possa ser reparado? Se estiver perto de uma doca de reparação, um rebocador vai buscá-lo. Mas se precisar de fazer milhares de milhas até ao porto mais apropriado mais próximo, então vai precisar de algo como o MV Blue Marlin.

Construído em 2000 e adquirido pelo operador Dockwise em 2003, já foi usado para transportar material militar como o Destroyer USS Cole ou o radar marítimo SBX-1, mas também já transportou plataformas petrolíferas. Para cargas tão grandes, foi construído com um comprimento de 225 metros e pode deslocar 76 mil toneladas. Grande parte da sua estrutura fica abaixo dos 13 metros de calado, dando a impressão de ficar quase completamente submerso.

Mas o MV Blue Marlin não é um navio assim tão único. Para começar, a Dockwise tem outro “navio irmão”, o MV Black Marlin, de características semelhantes. Mas ambos são pequenos quando comparados com outro navio ao serviço da companhia, o Dockwise Vanguard.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.