M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
São várias as empresas que estão a desenvolver propostas para tornar o transporte aquático de mercadorias mais ecológico. Fazer transportes em pequenas distâncias, de um porto para outro próximo, ou em zonas fluviais, já é relativamente fácil com eletrificação, mas o difícil vai ser percorrer milhares de milhas pelo oceano só com energias renováveis. As velas solares podem ser uma opção.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

As velas solares Aquarius MRE estão a ser desenvolvidas pela empresa japonesa Eco Marine Power, tendo chegado à fase de testes no final do ano passado. Vão poder ser montadas em navios novos, ou ser montadas em embarcações já existentes. O Aquarius MRE combina velas rígidas com células fotovoltaicas para poder usar tanto energia eólica como energia solar, e funciona mesmo quando o navio está parado, podendo também ser recolhido quando está mau tempo.

Atualmente, as velas solares estão a ser usadas pela frota do armador japonês Hisafuku Kisen. Mas no futuro serão a peça central da Aquarius Eco Ship, que vão combinar as velas com um motor elétrico mais eficiente, baterias acumuladoras, sistema de iluminação de LED, lubrificação aérea e recuperação de calor. Existe também a hipótese de incorporar células de combustível para hidrogénio. A Eco Marine Power espera reduzir o consumo de energia em 40 por cento e reduzir consideravelmente emissões de óxidos de azoto e de enxofre.