Próxima geração de modelos da Airbus apostará forte na digitalização para agilizar e monitorizar comportamentos dos passageiros, incluindo as idas à casa de banho…

Como em todos os ramos do setor dos transportes, na aviação a digitalização será cada vez mais um caminho para a otimização de recursos nas diversas estratégias de rentabilidade das principais companhias do mundo. Para fabricantes como a Airbus, sistemas simples como compartimentos de carga iluminados no teto do avião, que indicam quando estão vazios ou ocupados, a par de algumas soluções de conetividade nas cabines dos seus futuros modelos, vão permitir agilizar operações e, mais importante, diminuir os custos.

Segundo um trabalho revelado pela Bloomberg, um novo conceito que o fabricante denominou de Airbus Connected Experience poderá transformar-se numa ferramenta fundamental para aumentar a eficiência no trabalho de comissários e assistentes a bordo, permitindo uma monitorização constante e detalhada de todos os compartimentos do avião. Sensores nos bancos e cintos de segurança para um embarque mais rápido, sem a necessidade de uma inspeção individual por parte dos comissários de bordo, sensores instalados casa de banho vão permitir perceber quando é necessário intervir para substituir papel ou líquidos de limpeza e até a instalação de câmaras à porta daqueles compartimentos, para que se possa mais facilmente gerir o fluxo de passageiros.

“Não é um conceito, não é um sonho: É a realidade”, avançou Ingo Wuggetzer, vice-presidente de marketing de cabine da Airbus.

A companhia já iniciou os testes da sua cabine inteligente no modelo A350.