M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Já existiam iates híbridos, uma evolução que estava a acontecer mais devagar que nos automóveis, mas foi dado um novo passo para tornar os barcos de recreio mais ecológicos, com o primeiro iate 100 por cento elétrico, usando as mesmas baterias do BMW i3, e concebido para reduzir ao mínimo o consumo de energia.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Dasher é o mais recente modelo da Hickley Yachts, um modelo compacto com 8,7 metros de comprimento e um peso de 2950 kg, recorrendo a um compósito de resina e carbono para manter o peso reduzido. Dois motores elétricos de 80 cv cada permitem ao Dasher atingir uma velocidade máxima de 27 nós (50 km/h), mas em utilização normal, 10 nós (18,5 km/h) é suficiente, até porque assim tem uma autonomia de 40 milhas (74 km).

O iate elétrico da Hinckley tem a vantagem de se mover sobre as águas de forma silenciosa, não se tornando um incómodo para outras pessoas quando se aproxima da costa ou de um ponto de ancoragem. Usando dois pontos de carregamento de 50 amperes, as baterias oriundas podem ser recarregadas em menos de quatro horas.

 

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