M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Os navios com inteligência artificial já estão a navegar. A Rolls-Royce, que estava a desenvolver tecnologia para uma frota completa de navios de alto mar, já testou o novo sistema de controlo remoto em condições de modo real, com um pequeno rebocador, o Svitzer Hermod, monitorizado a partir do quartel-general da empresa dinamarquesa Svitzer.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Svitzer Hermod tem 28 metros de comprimento, pelo que as suas dimensões compactas eram ideais para testar este sistema, a que a Rolls-Royce chama Sistema Dinâmico de Posicionamento. O Hermod saiu do cais da Hermod, atravessou um canal em Copenhaga, fez 360 graus e regressou à sua doca. O comandante do navio ficou sentado num escritório a verificar que tudo corria bem com o navio.

A Rolls-Royce Marine, uma divisão da Rolls-Royce plc (que já não tem nada a ver com o construtor de automóveis, que é propriedade da BMW), criou este sistema de posicionamento com uma série de sensores que analisam o espaço em redor da embarcação. Este sistema apenas informa o comandante das condições de navegação, mas os sensores já constituem uma base de trabalho para o advento da inteligência artificial no mar.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.