M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Boeing deu o primeiro passo para tornar real o carro voador nas grandes cidades, ao completar o primeiro teste de voo do seu táxi aéreo. O protótipo, batizado PAV (“Veículo Aéreo de Passageiros”), foi desenhado pela Aurora Flight Sciences, uma subsidiária da Boeing, incorporando propulsão elétrica, descolagem e aterragem verticais e capacidade de voo autónomo. Agora que fez o seu primeiro voo com este veículo, a Boeing vai continuar a testar para tornar o conceito viável num futuro próximo.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O teste teve lugar na base de Manassas, no estado americano da Virgínia, onde o protótipo teve a oportunidade de levantar voo de forma controlada, planar e depois completar uma aterragem. Embora um piloto tenha estado presente, foi possível avaliar tanto as capacidades de controlos de voo como a tecnologia autónoma do PAV. O táxi aéreo da Boeing deverá ser capaz de viajar de forma completamente autónomo durante uma distância máxima de 80 quilómetros, quando entrar em produção.

O protótipo necessitou de apenas um ano para passar de uma folha de papel para um veículo funcional e capaz de voar. Para Greg Hyslop, responsável pelas novas tecnologias na Boeing, o táxi aéreo será uma solução de mobilidade futura mais segura que qualquer veículo de estrada. Além de reduzir o tráfego automóvel, o PAV também vai ser um veículo elétrico, silencioso e não poluente.

O táxi aéreo não vai ser o único uso desta tecnologia. Enquanto este veículo foi desenhado para transportar pessoas, a Boeing também está a planear criar o CAV, um veículo aéreo autónomo para transporte de carga em áreas urbanas, que vai ser capaz de transportar até 225 kg de carga pelo ar. O primeiro teste exterior desse veículo vai ter lugar este ano.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.