M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Será que os automóveis elétricos conseguem ser tão bons a rebocar carga como os que têm motor Diesel? A Qantas quis ajudar a Tesla a descobrir, e resolveu acoplar a sua mais recente aquisição, o Boeing 787-9 Dreamliner, à traseira do Tesla Model X, o mais apropriado da gama do construtor americano para lidar com pesos acima do normal. O Tesla está homologado para rebocar um total de 2500 kg, mas o avião, mesmo sem passageiros e bagagem e pouco combustível, ainda pesa 130 toneladas.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Boeing Dreamliner por tornar-se o primeiro avião de passageiros capaz de fazer uma viagem direta entre a Austrália e o Reino Unido, atravessando 14.500 km sem necessidade de parar para reabastecer o combustível. Já o Tesla consegue fazer mais de 550 km com uma única carga elétrica da bateria. Esta carga foi suficiente para fazer o SUV americano rebocar durante 300 metros um avião que é 50 vezes mais pesado, 12 vezes mais comprido e 27 vezes mais largo.

O feito teve lugar no Aeroporto de Melbourne, o local de partida do voo direto da Qantas para Londres, usando uma pista que normalmente não recebe tráfego aéreo. Esta não é a primeira vez que um veículo elétrico rebocou um avião, pois os aeroportos de Sydney e Camberra já usam reboques com motores elétricos, mas Melbourne ainda não. Esta também não é a primeira vez que a Qantas e a Tesla juntaram esforços para uma brincadeira. Há dois anos, foi organizada uma “corrida” entre um Boeing 737 e um Tesla Model S.

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