Que velocidade pode atingir um veículo sem motor? No mar, mais do que podemos imaginar. Foi em 2012 que um navegador australiano, Paul Larsen, conseguiu estabelecer um novo recorde de velocidade à vela em Walvis Bay, na Namíbia, não só ultrapassando mas completamente pulverizando o recorde anterior.

Larsen estabeleceu dois recordes mundiais em novembro desse ano, nas distâncias de 500 metros e da milha náutica, com o seu veleiro Vestas Sailrocket 2. No primeiro caso, numa semana, conseguiu bater o antigo recorde de 55,65 nós (103,06 km/h), fazendo primeiro uma média de 59,23 nós (109,69 km/h) e depois saltando para os 65,45 nós (121,1 km/h), prometendo deixar a sua marca no livro de recordes por alguns anos. Até agora, já passaram cinco… Na milha náutica, estabeleceu 55,32 nós (102,45 km/h), quase cinco nós a mais que o anterior recorde.

Paul Larsen demorou 11 anos a evoluir a sua embarcação, dando especial atenção à estabilidade à superfície do mar. O navegador tomou especial cuidado para conseguir reduzir a resistência dos hidrofólios na água, bem como em garantir que seria capaz de “voar” sem problemas se estivesse fora de água. Já tinha experimentado a sua criação em 2008, na altura fazendo uma espetacular pirueta onde atingiu uma altitude elevada antes de cair de volta à água.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.