M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Quem tinha saudades do Concorde já pode bater palmas. O avião supersónico de passageiros está de volta e vai ser ainda mais rápidos. A Boom Supersonic, uma nova construtura aeronáutica, promete construir o XB-1, um modelo que vai permitir voar da Europa à América do Norte em três horas e meia, e Richard Branson é o primeiro cliente. O milionário britânico, dono da Virgin Galactic, já reservou as primeiras 10 unidades, que vão estar prontas no início da próxima década.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O XB-1 é capaz de atingir a velocidade máxima de Mach 2, ou 2335 km/h, 10 por cento mais rápido que um Concorde e 2,6 vezes mais rápido que o típico avião de passageiros. Também promete um alcance de 9000 milhas náuticas, ou 17.668 km, graças ao uso de materiais compósitos mais leves para a carroçaria. Esta aeronave vai acabar com a velha questão de “janela ou coxia”, pois vai ter apenas dois lugares por fila, para um total de 45 passageiros. A Boom Supersonic também planeia introduzir uma versão privada.

Cada avião deverá custar um mínimo de 200 milhões de dólares, sem contar com opcionais e decoração interior. Os preços dos bilhetes deverão mudar consoante a operadora aérea, mas espera-se que estejam em volta dos 6600 dólares (6115 euros). Podendo voar de Londres a Nova York em três horas e quinze minutos, ou de Tóquio a San Francisco em apenas cinco horas, espera-se que os clientes queiram pagar mais pela velocidade adicional, algo que não se revelou no Concorde, mas que é mais importante agora. Além do mais, os custos de utilização do XB-1 serão menores.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.