A nova ‘e-bike’ da irreverente marca canadiana, ágil para conduzir em estrada… ou fora dela.
O fenómeno da eletrificação do automóvel acelera ainda a velocidade de cruzeiro, parecendo impor-se com muito mais facilidade no segmento das duas rodas, onde não param de surgir novas propostas.
Da Daymak, fabricante baseado em Toronto, no Canadá, chega-nos esta Beast 2.0, ciclomotor elétrico, para condução sem emissões em estrada ou fora dela. Os enormes pneumáticos permitem aventuras por trilhos e caminhos não asfaltados, assim exista carga nas baterias ou… força nas pernas, já que dispõe de pedais, para poder guiar-se como de uma convencional bicicleta se tratasse.
O novo modelo da marca canadiana está equipado com motor de 500W, instalado na roda traseira, a permitir velocidade máxima de 45 km/h. Uma versão posicionada no topo da gama conta com dois motores, um em cada roda, para duplicar a potência disponível, mas esta apenas homologada para condução fora de estrada.
Três versões de bateria estão disponíveis no catálogo da marca, a mais acessível com 1.8 kWh, a garantir autonomia para cerca de 50 km elétricos. A segunda opção, já com pack de baterias de lítio, apresenta 2.4 kWh de capacidade, o suficiente para ultrapassar os 60 km de autonomia. A versão mais dispendiosa recorre a uma bateria mais evoluída (titanato de lítio) que, apesar de manter sensivelmente os níveis de autonomia das demais, destaca-se por permitir cerca de 20.000 ciclos, com o fabricante a anunciar mais de 1 milhão de quilómetros de vida útil.
A Beast 2.0 estreia-se no mercado doméstico no início do próximo ano, com preços que arrancam nos 2.000 euros.

