Evolução do já consideravelmente grande Beluga, a versão XL proporciona um total de 30% de capacidade de transporte extra, de forma a responder aos programas em curso de produção de aeronaves comerciais.
Recorrendo a dois motores Rolls-Royce Trent 700, o Beluga XL tem a maior secção transversal de compartimento de carga de todas as aeronaves de carga a nível mundial, com 63 metros de comprimento e oito metros de largura de cabine. Graças a estas dimensões, pode transportar em simultâneo duas asas de um A350 XWB, enquanto o Beluga standard só pode transportar uma.
Com uma carga útil máxima de 51 toneladas, o Beluga XL tem uma autonomia de 4000 quilómetros.
Este avião, que é parte integrante do sistema industrial da Airbus, fez o seu primeiro voo operacional no dia 9 de janeiro, tendo entrado ao serviço no passado dia 20 de janeiro. Este aparelho é o primeiro de seis Beluga XL que irão trabalhar lado a lado com os já existentes Beluga ST (de standard).
Tal como acontece com o Beluga ST, este avião irá voar para 11 destinos na Europa. O que também não passa despercebido é o desenho da fuselagem deste avião de carga: com um sorriso e um par de olhos, o Beluga XL mimetiza a imagem de uma simpática baleia, animal conhecida por ser também um dos gigantes do mar.
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