Bentayga híbrido é o Bentley mais eficiente de sempre

30/09/2019

A Bentley entra na era dos híbridos com o seu Bentayga a dispor de tecnologia Plug-in, naquela que é uma estreia absoluta para a marca de Crewe. Apesar de ter um motor V6 a gasolina, esta versão do SUV de luxo apresenta valores de emissões de apenas 79 g/km de CO2, sendo por isso o veículo mais eficiente de sempre da Bentley.

A marca pretende lançar uma série de modelos eletrificados até 2023, sendo o Bentayga Hybrid o primeiro dos esforços nesse sentido. Este SUV conta com diversas otimizações técnicas para assegurar a sua eficiência, como o sistema híbrido que consiste num novo motor V6 de 3.0 litros sobrealimentado associado a um motor elétrico e a sistemas acessórios que ajudam a tornar a viagem mais amiga do ambiente sem esquecer as performances.

Elemento chave, o motor elétrico síncrono de íman permanente funciona como meio de locomoção, mas também como gerador, com uma potência máxima de 94 kW e binário de 400 Nm, permitindo eliminar os vestígios de ‘turbo lag‘ na resposta do motor térmico, mas também assegurar uma autonomia máxima de 747 quilómetros (em WLTP), dos quais 39 possíveis em modo elétrico.

Com tração integral, o Bentayga Hybrid anuncia uma potência combinada de 449 CV, sendo 340 CV pertencentes ao motor V6 e 128 CV (94 kW) do motor elétrico, além de binário combinado de 700 Nm. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 5,5 segundos, chegando à velocidade máxima de 254 km/h.

O carregamento pode ser feito em 2.5 horas, graças também a um sistema de alta voltagem. Quanto a consumos e emissões, a média anunciada é de apenas 3,5 l/100 km no ciclo WLTP e emissões de 79 g/km de CO2, também no ciclo WLTP.

Um dos pontos de destaque deste modelo é a utilização do sistema de navegação por satélite para a otimização da gestão energética do veículo de forma a tornar a viagem o mais eficiente possível. O híbrido conta ainda com sistema de regeneração de energia para tornar as deslocações ainda mais eficientes.