Teste BMW 745e iPerformance: Os dois lados da força

02/09/2020

Enorme e sumptuoso. Elegante e confortável. Potente! Tecnológico e ecológico. Tudo junto. A variante híbrida do Série 7 é um modelo complexo que oscila entre os dois lados da força: o verde ambiental e o negro da opulência.

Encaremos o assunto de frente. A nova variante híbrida do Série 7, agora com motor de seis cilindros, pode ser um ecologista de luxo, uma berlina solene que aponta a zero emissões de CO2, sem perder nunca de vista o conforto e a potência, caraterísticas indispensáveis a qualquer modelo da BMW. Mas existe um lado mais obscuro neste 745e iPerformance e na forma como nos sentimos quando entramos no seu habitáculo e tateamos o revestimento iem pele dos bancos (Comfort), ajustáveis eletricamente, com ventilação ativa, aquecimento e, admitamos, programa de massagens.

Algo parece mudar quando nos sentamos ao volante e não necessariamente para melhor. No meu caso, ganhei tiques e requintes desconhecidos na minha natureza, chegando quase ao ponto de sugerir, a um motorista imaginário, que me apetecia tomar algo; quiçá um Ferrero Rocher. Culpa de um interior que mais parece um spa, onde não faltam programas de relaxamento (Caring Car), indo ao ponto de adaptar as luzes ambiente, a música e a própria intensidade das massagens. Mais. Para que nos sintamos um verdadeiro boss, os comandos podem ser acionados por intermédio da nossa voz (Hey BMW!) ou ainda por gestos, aos quais o sistema de infoentretenimento (monitor central de 12,3’’) responde solícito. Basta rodar um dedo para aumentar o volume da música ou simular uma tesourada (com dois dedos) para mudar a estação de rádio. Nos lugares traseiros o espírito majestoso mantém-se intacto, encontrando-se à nossa disposição um tablet que nos permite controlar vários itens do equipamento. Uma sala de estar de um hotel de cinco estrelas, onde a ausência de ruídos exteriores é outro exemplo do luxo vivido a bordo.

Majestoso e portentoso
Há algo de majestoso em toda a estética do conjunto – que mede, nada mais nada menos, do que cinco metros. E a grandiosa grelha frontal (40% maior do que a tradicional) deve ter algo a ver com tudo isto. Uma expressão atraente, quem sabe um pouco arrogante, de olhos esguios e baixos, mas perfeitamente enquadrados no novo para-choques com aplicações cromadas que brilham no escuro.
Na traseira, não perde a compostura estilística, destacando-se, neste contexto, os faróis LED que percorrem toda a sua largura.
Mas tudo isto são pormenores, desde a grelha frontal gigante, às infinitas mordomias do interior. A essência deste BMW 745e iPerformance tem muito mais a dizer. Apesar da sua natureza “ambientalista” premium, que ninguém duvide que estamos perante um modelo portentoso, e que, na combinação do motor térmico com o elétrico, consegue debitar 394 cv de potência.
Uma força silenciosa – e suave, ou não seja a suspensão perfeita e a caixa automática Steptronic de oito velocidades um hino à eficácia – que se sente logo aos primeiros segundos de condução.
O motor térmico conta com 286 cv e um binário de 450 Nm entre as 1500 e as 3500 rpm, mas é preciso ter em conta o boost dado pelo bloco elétrico (113 cv e 265 Nm às 2700 rpm), que permite dispor da potência logo nos regimes mais baixos de circulação. Prova disso são os 5,2 segundos que demora no arranque 0-100 km/h e os 250 km/h de velocidade máxima que alcança.

O valor das mordomias
O BMW 745e iPerformance permite optar por vários modos de condução: Standard, ECO Pro, Comfort e Sport, além do EV, 100% elétrico. Apesar do apoio dado pelo motor elétrico ao térmico, e da poupança nos consumos (2,2 l/100 km anunciados) que este providencia, muito dependerá de quem estiver ao volante e da sua capacidade para gerir a energia elétrica da bateria (Battery Control) do modelo. No modo Hybrid (ativado por defeito), a gestão é automática e a eficiência poderá ser acompanhada pelo condutor nos ecrãs digitais a bordo, que vão dando informações sobre os fluxos de energia, autonomia e consumos de combustível.
Num modelo com estas caraterísticas, talvez não faça muito esmiuçar o valor reclamado para a sua aquisição. Basta referir que o PVP, já com todas as opções de equipamento e impostos (e descontado o benefício fiscal de 6994 euros), o 745e iPerformance custa 162.619 euros. Mas quem conseguirá definir o preço justo de uma combinação automóvel quase perfeita e que apenas peca pela pouca humildade com que nos convida a circular na via pública?

FICHA TÉCNICA

BMW 745e iPerformance

Motor térmico

6 cilindros em linha

Cilindrada – 2998 cc

Potência – 286 cv / 5000 – 6000 rpm

Binário – 450 Nm / 1500 – 3500 rpm

Motor elétrico

Síncrono permanente

Potência – 83 kW (113 cv) – 3170 rpm

Binário – 265 Nm – 2700 rpm

Bateria – iões de Lítio

Capacidade – 12 kWh

Modo híbrido

Potência – 394 cv

Binário – 60 Nm

Prestações

Velocidade máxima – 250 km/h

Aceleração – 0-100 km/h

Consumos combinados – 2,2 l/100 km

Emissões de CO2 – 5,0 g/km