Alemães unidos: BMW e Daimler juntam-se para evoluir condução autónoma

01/03/2019

Os grupos BMW e Daimler dão mais um passo para a cooperação comum, agora com a aposta numa parceria para o desenvolvimento comum de tecnologias autónomas.

As duas empresas, que recentemente anunciaram uma parceria para a área da mobilidade partilhada e serviços de partilha de automóveis (fundindo a car2go e a DriveNow para criar a Share Now), aprofundam os laços de parceria, agora com vista à evolução de sistemas de condução autónoma de forma a reduzir custos e criar sinergias neste âmbito que visem a uma introdução mais veloz destes assistentes em veículos de produção.

As tecnologias em desenvolvimento serão de Nível 3 e 4 de condução autónoma para inclusão nos veículos de nova geração das suas marcas a partir de 2025, sendo esta a data alvo por parte da parceria.

“Em vez da criação individuais de soluções únicas, queremos desenvolver um sistema completo que ofereça valor acrescentado para os nossos clientes. Trabalhando com os parceiros certos, queremos efetuar avanços significativos na melhoria da performance desta tecnologia e trazê-la de forma segura para as estradas”, refere Ola Källenius, membro do conselho de administração da Daimler e futuro CEO do grupo, sucedendo a Dieter Zetsche.

Da parte da BMW, a mesma satisfação, com Klaus Fröhlich, membro do conselho de administração do Grupo BMW a explicar que “as parcerias de longo-termo dentro de uma plataforma flexível, ajustável e não-exclusiva são fundamentais para o avanço da industrialização da condução autónoma. Ao combinarmos a experiência chave das nossas duas companhias vamos fortalecer os nossos pontos fortes e acelerar a implementação desta tecnologia”.

A BMW pretende ter o seu primeiro veículo com condução autónoma de Nível 3 à venda em 2021, o iNEXT, enquanto a Daimler, mais concretamente a Mercedes-Benz, terá idêntica tecnologia à disposição em idêntico período.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.