Poderia ser brincadeira de dia das mentiras, mas o novo X6 pintado de preto profundo (à falta de melhor explicação) é mesmo um concept criado pela BMW para ser exposto no próximo Salão de Frankfurt.

Pode parecer incrível, mas existem mesmo tonalidades de preto distintas. A marca bávara quis criar um carro que sobressaísse pela sua obscuridade, recorrendo por isso à cor Vantablack, conhecida por ser a variante mais escura de preto, mesmo que neste caso, não seja inteiramente verdade. Isto porque a variante utilizada no X6 – o primeiro carro do mundo a dispor deste acabamento – permite refletir 1% de luminosidade para não ser entendida pelo cérebro como um vazio…

Inventado pela Surrey NanoSystems, o Vantablack Vbx2 é um acabamento composto por nanoestruturas, sendo que a denominação ‘vanta’ faz alusão precisamente a esse princípio (‘Vertically Aligned Nano Tube Array’), uma matriz resultante de nanotubos de carbono com um comprimento de 15 a 50 micrómetros e um diâmetro de 20 nanómetros. De acordo com a BMW, são cerca de 5000 vezes mais finos do que um cabelo humano. Em resultado, cerca de mil milhões destes nanotubos dispostos verticalmente cabem num centímetro quadrado. A luz que atinge uma superfície com este revestimento é absorvida quase na íntegra em vez de refletida, convertendo-se efetivamente em calor.

A tecnologia nasceu com a ideia de ser aplicada em componentes espaciais, tendo sido criada, na sua primeira geração, em 2014, com uma taxa de absorção de luz na ordem dos 99,965%, quase eliminando totalmente os reflexos.

a carregar vídeo

Uma superfície revestida de Vantablack perde as suas características para o olho humano, com os objetos a terem anulada a sua tridimensionalidade e a converterem-se em bidimensionais. Isso pode ser interpretado pelo cérebro como a observação de um vazio ou de um buraco, desvanecendo por completo todas as arestas e linhas de força de um desenho ou objeto.

Por essa mesma razão, o novo BMW X6 utilizou esta variante Vbx2 inicialmente desenvolvida para utilização em aplicações arquiteturais ou científicas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.