O papel de Steve Jobs na indústria tecnológica foi fundamental para se ter hoje uma panóplia de sistemas e de instrumentos que há décadas desafiavam a imaginação.

Adepto de uma filosofia que apelava a pensar de forma diferente, aquele que foi o homem-forte da Apple durante muitos anos também gostava de veículos pouco convencionais. Assim, Jobs teve durante muito tempo um BMW Z8 de 2000, modelo com o número de chassis 60085 que vai a leilão por ação da RM Sotheby’s.

O Z8 foi um carro de topo da marca bávara lançado na década de 2000, servindo também de ‘laboratório’ para novas tecnologias e performances do Século XXI, inspirando-se, em grande parte, no 507 da década de 1950, cuja beleza se tornou icónica. Um dos aspetos em que este Z8 inovou foi na utilização do alumínio para a construção do chassis, sendo leve e rígido para fazer face aos 400 CV do motor V8 de 4.9 litros construído pela BMW Motorsport e que contava também com um binário máximo de 500 Nm.

Pelas suas formas desportivas, o Z8 acabou por atrair Steve Jobs, um confesso adepto do design alemão, tendo contado na sua coleção com carros e motos da BMW, mas também com alguns Mercedes-Benz SL.

De acordo com a RM Sotheby’s, terá sido Larry Ellison, CEO da Oracle, a convencer Steve Jobs de que este Z8 era o auge do design e da engenharia automóvel moderna. O roadster foi entregue ao CEO da Apple a 6 de outubro de 2000 com pintura cinzenta metalizada e interior preto em couro. Este modelo irá a leilão com os documentos originais, incluindo também o registo de manutenção e a cópia do documento de propriedade original, com o seu nome e a morada pessoal.

Este é um facto valioso, só por si, na medida em que Jobs raramente registava os seus carros em seu nome para proteger os seus dados pessoais, ficando com eles menos de seis meses. Contudo, o BMW Z8 foi uma exceção: Jobs manteve o BMW até 2003, quando foi vendido ao atual proprietário, numa história curiosa. O segundo proprietário vendeu-o a um outro executivo da área tecnológica em 2004, mas arrependeu-se do mesmo e tratou de o recomprar meros 18 meses depois mantendo-o na sua posse até hoje.

O Z8 passou, assim, toda a sua vida na Califórnia, chegando ao leilão da RM Sotheby’s com apenas 15.200 milhas (pouco menos de 25 mil quilómetros) e com alguns extras como o hardtop, sistema de navegação e até o mesmo telemóvel Motorola utilizado por Jobs… que, dizem aqueles que lhe eram mais próximos, detestava o aparelho presente no carro!

O BMW Z8 será levado a leilão no derradeiro evento do ano – ICONS –, que terá lugar a 6 de dezembro, em Manhattan, com um preço estimado de venda entre os 300 mil e os 400 mil dólares.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.