A Boeing viu-se envolvida numa gigantesca polémica quando os seus novos 737 MAX sofreram duas quedas causadas por alegadas falhas no sistema de voo, provocando a morte a 346 pessoas. Em consequência, a companhia foi obrigada a parar todos os seus novos aviões para proceder a reparações.

Com a sua frota de aeronaves parada, a companhia americana enfrenta outros problemas sérios, como o de falta de rentabilidade decorrente da sua inoperabilidade ou, de forma mais curiosa, de falta de espaço para parquear todos os aviões.

Assim, para a Boeing, a solução encontrada passou pela utilização do parque de estacionamento dos seus empregados na fábrica de Renton, em Washington, para colocar uma parte dos cerca de 100 aviões parados, embora a Bloomberg apontasse no final de maio para um total de 500 unidades do 737 MAX paradas em todo o mundo.

a carregar vídeo

Em imagens aéreas captadas pela estação King 5 News, de Seattle, é possível ver a extensão do parque de Renton e a quantidade de aeronaves ali estacionadas, havendo também a possibilidade de algumas serem unidades novas que não chegaram a ser entregues às companhias aéreas que as compraram.