A Bridgestone Europe NV/SA, subsidiária do Grupo Bridgestone na região EMEA, chegou a acordo com a empresa TomTom para adquirir, pela quantidade de 910 milhões de euros, a área de telemática do seu negócio.

Numa movimentação que tem por objetivo criar uma plataforma de dados líder na conectividade entre veículos, a empresa de pneus e borracha alia-se ao fornecedor número um da Europa em soluções digitais para frotas, ajudando a Bridgestone a alcançar “mais rapidamente o seu objetivo de ser líder também em soluções de mobilidade na região”, de acordo com o comunicado conjunto enviado para a imprensa.

A marca de pneus explica que fica assim também mais apta a “realizar vendas cruzadas de pneus e soluções a uma base de clientes mais ampla” com o acesso a esta base de dados a permitir a melhoria no desenvolvimento e teste virtual de pneus, “bem como a inovação dos pneus conectados, que beneficiará todos os clientes, incluindo os fabricantes de equipamentos originais”.

A Bridgestone adianta também que as “soluções de mobilidade digital e as soluções para frotas são uma prioridade estratégica”, sobretudo com o crescimento da importância das frotas para o transporte de pessoas e de mercadorias. Esta circunstância obriga a que “proprietários e os gestores de frotas necessitam de maximizar a produtividade e minimizar o custo total de propriedade”.

A TomTom Telematics irá adaptar-se estrategicamente à Bridgestone com uma grande base instalada de utilizadores e ainda em expansão, formada por 860.000 veículos, dos quais mais de dois terços são de uso comercial. Conta com um sistema de comercialização flexível e uma oferta digital Premium que inclui a WebFleet e a NextFleet. As tecnologias, baseadas na análise de dados, fundamentam-se numa plataforma aberta, ampliável, segura e baseada numa cloud. Em média, gere mais de 800 milhões de posições de GPS, 3.3 milhões de deslocações e 200 milhões de dados recebidos por dia.