CaetanoBus revela autocarro a hidrogénio com autonomia para 400 km

02/10/2019

A CaetanoBus vai mostrar os seus novos avanços na área dos autocarros com zero emissões naquela que é uma das maiores e mais conceituadas feiras de transportes do mundo, a Busworld, em Bruxelas.

A empresa de Vila Nova de Gaia irá revelar as suas novas gamas de autocarros para transporte urbano, mostrando a evolução da gama e.City Gold (100% elétricos) e o novo H2.City Gold, este último alimentado a hidrogénio para ampliar a sua oferta de produtos amigos do ambiente.

No primeiro caso, a gama e.City Gold surge como uma evolução deste autocarro 100% elétrico totalmente desenvolvido pela CaetanoBus, sendo resultado da combinação da experiência no desenvolvimento de autocarros urbanos com carroçaria em alumínio com a nova geração de veículos Caetano com motorização amiga do ambiente. Trata-se de um autocarro ‘low-floor’ (de piso rebaixado) modular que vai ao encontro das necessidades de mobilidade sustentável das cidades. Está disponível nas versões LHD (volante à esquerda) e RHD (volante à direita) com 10.7m e 12m, com duas ou três portas, motor de 180 kWh e adaptado a pessoas com mobilidade reduzida.

A versão RHD em exibição está equipada com soluções tecnológicas inovadoras, respondendo aos mais exigentes requisitos de segurança do mercado. Este veículo inclui avançados recursos de segurança tais como sistemas de câmaras/monitores para substituição de espelhos com visão noturna (CMS), sistema inteligente de velocidade (ISA), sistema de alarme acústico e design frontal revisto de forma a melhorar a segurança dos peões e dos utentes da via. Todos estes requisitos respondem às exigências da Abellio London a propósito da sua mais recente encomenda de 34 autocarros Caetano que irão integrar a sua frota.

Este autocarro faz parte da gama de veículos urbanos zero emissões, os quais já foram entregues a várias cidades portuguesas.

Entra hidrogénio, sai água

Também em grande destaque estará o H2.City Gold, equipado com uma célula de combustível Toyota para uma autonomia de 400 quilómetros com um único abastecimento. Destaca-se também pela sua modularidade, estando disponível com 10.7m ou 12m, nas versões LHD e RHD.

Os tanques de hidrogénio estão armazenados no tejadilho de acordo com as mais exigentes normas de segurança, complementando a vertente de segurança com sensores de fuga de hidrogénio na célula de combustível e nos tanques. Assim como o autocarro 100% elétrico, poderá também ser equipado com vários equipamentos de segurança de modo a assegurar o conforto dos seus passageiros.