Câmaras em vez de espelhos retrovisores: A revolução chega com o e-tron

09/07/2018

O Audi e-tron será um dos primeiros modelos a surgir na Europa com um inovador sistema de retrovisores em que os espelhos deixam de existir como os conhecemos em favor de ecrãs de alta resolução, que transmitem imagens recolhidas por câmaras.

Este é um dos pontos altos do novo Audi e-tron, o primeiro SUV elétrico da marca de Ingosltadt, que será revelado dentro de algum tempo e que aposta neste sistema como mais um elemento diferenciador da sua tónica vanguardista.

A Audi aposta num tablier com linhas horizontais, com o ecrã tátil da consola central ligeiramente orientado no sentido do condutor, sendo na continuação das linhas superiores do tablier que se podem encontrar, nas portas, os ecrãs dos espelhos virtuais, que recorrem a câmaras de alta definição montadas em hastes finas nas portas. A marca garante que, assim, obtém valores aerodinâmicos melhorados para este modelo.

“Estes espelhos farão a sua estreia mundial na versão de produção em série do Audi e-tron concept, levando a digitalização dentro do carro para um novo nível”, refere a companhia alemã em comunicado.

O suporte plano integra uma pequena câmara que transmite imagens digitalmente processadas para dois ecrãs OLED de 7” no interior, um em cada limite superior das portas. E podem mesmo ser ajustados consoante a vontade do condutor, através de funções táteis. Os detalhes das imagens podem ser movimentados, ampliados ou afastados. Ao condutor está ainda reservada a escolha de três ângulos diferentes para situações distintas: para condução em autoestrada, para virar e para o estacionamento.

Noutra nota, o interior do novo Audi e-tron é ainda destaque pelo tratamento de superfícies para alcançar um nível de refinamento acústico superior, sobretudo num modelo que, sem motor de combustão interna a concorrer para a produção de ruído, terá de minimizar a intrusão de ruídos aerodinâmicos, algo para o qual a solução de ecrãs retrovisores também ajuda. De série, porém, os Audi e-tron manterão os espelhos convencionais, sendo então o sistema de câmaras um dos opcionais da marca dos quatro anéis.

Este Audi terá ainda sistema áudio da Bang & Olufsen para uma experiência sonora tridimensional, numa nota de qualidade musical à qual a escolha do local das imagens também não foi estranha: o Teatro Real Dinamarquês, situado em Copenhaga.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.