A Nikola, empresa que está determinada a lançar no mercado veículos pesados alimentados a pilha de combustível a hidrogénio, apresentou mais um modelo, este destinado mais precisamente à Europa – o Tre.

Esse aspeto prende-se sobretudo com uma maior adaptação das dimensões do camião ao que é requerido no continente europeu, diferenciando-o especificamente dos Nikola One e Two, os camiões apresentados anteriormente pela companhia.

Este novo camião para transporte de mercadorias está previsto para chegar ao mercado em três configurações de potência e autonomia, partindo nos 507 CV (372 kW) e acabando nos 1013 CV (745 kW), enquanto a autonomia irá variar entre os 500 e os 1200 quilómetros. Com 20 minutos, garante a Nikola, consegue obter-se de novo a totalidade da autonomia com o enchimento do depósito de hidrogénio, que alimenta motorizações elétricas.

Tecnologicamente, a Nikola prevê a introdução de condução autónoma, podendo mesmo funcionar com o nível 5 de autonomia, que prevê inclusive a ausência de um condutor humano em frente ao volante.

O Nikola Tre estará disponível na Europa, Ásia e Austrália, com a produção prevista para começar em 2022 ou 2023. Antes, porém, o Tre, que significa três em norueguês, irá iniciar uma ronda de testes naquele mesmo país já em 2020, procurando adequar o camião ao mercado europeu. De notar, ainda, que a Nikola e a Nel ASA têm uma parceria para criar a maior rede de carregamento de hidrogénio no mundo.

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