Sem abordar questões de prestações ou de capacidades de carga em relação com a autonomia, o polaco Tomasz Oryński abordou numa série de publicações da rede social Twitter todos os aspetos que considera errados no Tesla Semi, camião sem emissões que irá, em breve, entrar ao serviço de diversas companhias de transporte.
Com 17 anos de experiência na condução de veículos pesados de mercadorias, Oryński escalpelizou aquilo que, no seu entender, está errado com a conceção da cabina do novo camião elétrico, chegando mesmo a considerá-lo “estúpido”. As principais críticas vão para o posicionamento central do lugar do condutor, naquilo que considera ser um desperdício de espaço a bordo.
I am watching a movie clips about @elonmusk's Tesla Semi – remember, the truck that was to revolutionize the transport industry when it entered the market 4 years ago 🤡
And I am going to tell you'all why it is a completely stupid vehicle. And I won't even want to talk about (1)
— Tomasz Oryński (@TOrynski) December 8, 2022
Dizendo que é “o oposto de ter sido ‘construído em torno do condutor’” (descrição utilizada pelo fabricante para este modelo), o motorista polaco indica que o lugar central torna mais difícil atos quotidianos e comuns como abordar serviços de portaria, a transmissão de documentos ou o mero pagamento de portagens.
“Isso torna as ultrapassagens ou a visibilidade por diante mais difícil. Mas também torna impossível chegar pela janela para passar papelada ou para andar até à pessoa na portaria quando se entra num porto, numa fábrica, ou, digamos, numa portagem”, escreve, além de criticar a falta de acesso direto ao lugar do condutor. “As portas estão atrás. Entramos, penduramos o casaco e depois temos de andar alguns passos em frente para nos sentarmos ao volante. Isto significa que se está a desperdiçar espaço na cabina basicamente para um corredor. Não se pode colocar uma cama ali para que o condutor possa descansar porque não existem ali portas”.
i). Drivers sits in the middle. This makes overtaking or looking ahead more difficult. But also makes it impossible to reach out of the window to pass the paperwork or to talk with the guy in the gatehouse when you enter a port or a factory or, say, a tollbooth. (4) pic.twitter.com/5vLmgHNhP0
— Tomasz Oryński (@TOrynski) December 8, 2022
Este motorista dedica ainda algumas críticas à inclinação do para-brisas, dizendo que torna a acumulação de neve mais fácil, bem como ao posicionamento dos espelhos retrovisores. “Os espelhos têm de ser capazes de ver a parte de trás. Isso significa que têm de estar em braços bastante longos. O que quer dizer que não se pode simplesmente estar no lugar do condutor/passageiro, abrir a janela e limpá-los quando ficam sujos. Não se consegue alcançá-los por dentro e não se consegue chegar-lhes por fora porque estão muito altos”.
Note-se, no entanto, que o Semi terá recurso a câmaras também para apresentar ao condutor as imagens laterais posteriores.
A lista de tweets termina com a afirmação de Oryński de que este “veículo é um brinquedo para rapazes ricos e não um veículo de trabalho porque os designers não fazem ideia das realidades dos transportes”.
A sua publicação já foi, entretanto, criticada por muitos adeptos da Tesla, que apontam a falta de experiência ao volante do Semi por parte do autor.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.