Apesar de relativamente recente, com apenas um ano e meio de vida, a Neuron:ON estava a perder “terreno” para a concorrência. A maior desvantagem estava sobretudo no design do quadro com a bateria colocada num encaixe em cima do tubo inferior, formando a conhecida “bossa”, que muitos consideravam inestética. Ainda é possível retirá-la para facilitar o seu carregamento, mas a marca alemã de venda direta ao consumidor aposta agora na integração do sistema. A bateria de 500Wh passa a fazer parte do tubo inferior do quadro de alumínio hidroformado, que assim aumenta a sua rigidez e permite um centro de gravidade mais baixo.

A bateria de 500Wh passa a fazer parte do tubo inferior do quadro de alumínio hidroformado, que assim aumenta a sua rigidez e permite um centro de gravidade mais baixo

A Neuron:ON ganha desta forma atributos que a tornam mais competitiva face à concorrência: com 130 mm de curso em ambas as rodas, um elegante quadro disponível apenas em alumínio e uma geometria equilibrada, de certeza que irá atrair todos os que pretendem uma bicicleta elétrica de montanha apta para enfrentar os trilhos com confiança.

O modelo 8.0 por nós testado, no tamanho M vem equipado com rodas de 29”, tal como os tamanhos L e XL. Já nos S e XS a Canyon optou por rodas 27,5” para manter a agilidade, bem como um funcionamento otimizado da suspensão e do amortecedor para ciclistas mais leves.

Nenhuma subida é um desafio para os 250 W do motor Shimano Steps E8000, em conjunto com a bateria de 504 Wh e a cassete de 12 velocidades

Nenhuma subida é um desafio para os 250 W do motor Shimano Steps E8000, em conjunto com a bateria de 504 Wh e a cassete de 12 velocidades. Nas descidas, a FOX trata das hostilidades com os 130 mm de curso disponibilizados pela forquilha 34 Rhythm e pelo amortecedor DPS Performance a transformarem as irregularidades dos trilhos em ciclovias, desde que devidamente afinados para o peso do ciclista. Claro que as rodas de 29” e os pneus 2,6 dão o seu contributo, mas o andamento facilmente aumenta de ritmo e é bom contar com os incansáveis travões Shimano MT com 4 pistões na frente e 2 atrás a “morderem” discos de 203 mm, sempre que é preciso parar.

até temos uma tomada USB-C, que pode ser utilizada para carregar o smartphone ou para alimentar uma luz frontal

Para ligar a Neuron:ON existe um botão “On/Off” no topo do tubo central e até temos uma tomada USB-C, que pode ser utilizada para carregar o smartphone ou para alimentar uma luz frontal. Mais uma vez a integração é evidente e os 760mm do guiador proporcionam um “cockpit” limpo, destacando-se apenas o pequeno ecrã Shimano 7000 colocado numa posição em que está protegido em caso de queda. O sistema é ainda compatível com a app Shimano’s E-Ride, sendo possível transferir toda a informação das voltas para o smartphone.

o selim SD:ON desenvolvido pela Canyon especificamente para bicicletas de montanha elétricas é o mais confortável que já experimentámos

Temos de falar sobre o selim SD:ON desenvolvido pela Canyon especificamente para bicicletas de montanha elétricas: o seu formato subido atrás fornece o apoio necessário nas subidas mais inclinadas, mas além disso é o selim mais confortável que já experimentámos. É uma pena que não seja vendido separadamente. Para lá das mudanças mais óbvias, há ainda pequenos detalhes que fazem a diferença como o aperto integrado do espigão de selim, que ao abranger uma área maior, evita danificar o mesmo, ou a proteção do motor que protege também o prato do pedaleiro contra possíveis impactos. Pormenores que não sendo uma revolução são uma apreciada evolução.

Ficha técnica

Motor: Shimano DU-E8000
Bateria: Shimano BT-8035 504 Wh
Ecrã: Shimano SC-E7000
Forquilha: Fox 34 Rhythm 130 mm
Amortecedor: Fox DPS Performance 130 mm
Espigão de selim: Iridium Dropper
Travões: Shimano MT520/500 203/203 mm
Transmissão: Shimano XT/SLX 34 – 10-51
Guiador: Canyon ON: Bar & Stem
Rodas: Race Face & Shimano MT510/MT400
Pneus: Schwalbe Hans Dampf/Nobby Nic 2.6″
Preço: 3 999 Euros