Carlos Tavares vai liderar a maior associação automóvel europeia

05/12/2017

O português Carlos Tavares, atual presidente do grupo PSA e o principal ‘obreiro’ pela recuperação deste grupo europeu, foi escolhido para suceder a Dieter Zetsche na liderança daquela que é a maior e mais importante associação europeia do setor automóvel, a Associação Europeia dos Construtores Automóveis (ACEA).

Tavares foi escolhido para liderar os destinos da ACEA em 2018, tendo a seu cargo uma importante tarefa no estabelecimento de diálogos com os principais organismos comunitários para os mais diversos campos relacionados com o automóvel, sendo que a eletrificação e tecnologia de conectividade deverão ser dois dos temas prioritários para o português e para os fabricantes envolvidos nesta entidade.

As principais prioridades para 2018 passam por estabelecer um caminho ambicioso, mas realista, que faça descer as emissões de CO2, aumentando ainda mais o nosso registo de segurança e protegendo e melhorando a competitividade da indústria automóvel europeia”, referiu Tavares após a sua eleição.

O presidente da ACEA é eleito para mandatos de um ano, renováveis por uma vez, de entre os presidentes e CEO das respetivas companhias. Recorde-se que Dieter Zetsche, CEO da Daimler, foi o anterior líder desta associação, tendo cumprido dois anos consecutivos, tendo antes de si sido Carlos Ghosn, da Renault-Nissan, a cumprir a mesma tarefa.

A ACEA representa 14 marcas com sedes de produção europeias de carros de passageiros ou comerciais, tendo como membros as seguintes companhias: BMW Group, DAF Trucks, Daimler, Fiat Chrysler Automobiles, Ford of Europe, Groupe PSA, Hyundai Motor Europe, Iveco, Jaguar Land Rover, Renault Group, Toyota Motor Europe, Volkswagen Group, Volvo Cars e Volvo Group.