Possibilitando a disseminação dos veículos elétricos, a Repsol inaugurou o seu primeiro ponto de recarga ultra-rápida para veículos elétricos na Península Ibérica, podendo efetuar um carregamento em menos de dez minutos nos carros que sejam compatíveis.

Localizado em Espanha, na estrada N-1, Lopidana (Álava), na região do País Basco, este ponto de recarga é apresentado como um “grande avanço para o uso de veículos elétricos como um meio de transporte interurbano”. Tem uma potência máxima de 700 kW, que pode ser dividida entre os seus quatro polos de abastecimento, dependendo da capacidade das baterias do veículo: ou seja, pode oferecer 350 kW simultaneamente a dois veículos ou recarregar quatro com 175 kW cada.

No ato de inauguração estiveram presentes o Conselheiro Delegado da Repsol, Josu Jon Imaz, o Presidente da Ibil, Emiliano López Atxurra, a Conselheira de Desenvolvimento Económico e Infraestruturas do Governo Basco, Arantxa Tapia e o Presidente da Câmara de Vitoria-Gasteiz, Gorka Urtaran, entre outras autoridades.

Estender a rede

A Repsol tem previsto disponibilizar esta tecnologia de última geração em quatro outras estações de serviço da sua rede durante o ano de 2019. Além disso, a empresa possui 31 pontos de recarga rápida nos seus postos de abastecimento e participa no Ibil, uma rede com mais de 1.700 pontos, dos quais 200 são de acesso público.

A Repsol tem previsto disponibilizar esta tecnologia de última geração em quatro outras estações de serviço da sua rede durante o ano de 2019. Além disso, a empresa possui 31 pontos de recarga rápida nos seus postos de abastecimento e participa na Ibil, uma rede com mais de 1700 pontos, dos quais 200 são de acesso público. Foi esta mesma que instalou o ponto de recarga ultra-rápida de Lopidana. A Ibil é uma empresa constituída pela Repsol e pelo Ente Vasco da Energía (EVE) com o objetivo de desenvolver tecnologia, serviços e capacidades na área de carregamento elétrico, que é operado e será mantido pela mesma empresa.

Para que todos os veículos elétricos existentes no mercado possam utilizar esta infraestrutura, os novos pontos incorporam o padrão de recarga Combo CCS (até 350 kW) e CHadeMO (até 100 kW). Num ponto de recarga ultra-rápido, que varia de 175 kW a 350 kW, pode ser recarregada 80% de uma bateria de 40 kWh em cerca de 5 a 10 minutos, para percorrer aproximadamente 270 km. Num ponto rápido de 50 kW, esse tempo é de cerca de 30 minutos, enquanto que em um semi-rápido de 22 kW leva 1,5 horas.

A instalação de Lopidana faz parte do projeto europeu E-VIA FLEX-E, que inclui a implantação de uma rede piloto de 14 instalações similares nos corredores de transporte europeus em Espanha, França e Itália. A iniciativa procura partilhar as melhores práticas para o arranque deste tipo de infraestruturas e as experiências técnicas decorrentes da sua instalação, manutenção e operação.